Bullet Journal: O que é e porquê começar um?
Bullet Journal é uma palavra que ficou popular principalmente pra quem passa bastante tempo pelo Pinterest e o Instagram. Ilustrações incríveis, estética incrível, aqueles cadernos caríssimos… afinal, quem é que tem tempo pra isso?
Acontece, é que muita gente acabou com uma ideia completamente trocada do que o Bullet Journal realmente é (BUJO para os íntimos). Bullet Journal não é um caderno, não é um monte de desenho, não é material, mas sim um método organizacional.
E muito simples, por sinal.
O método Bullet Journal foi criado por Ryder Carroll para te ajudar a viver uma vida mais produtiva e significativa (e ele sabe o que está dizendo, já criou o método inicialmente para ele próprio conseguir fazer coisas conciliando com seu diagnóstico de déficit de atenção).
Mas enfim, o QUE É um Bullet Journal?
Um BUJO é dividido em partes iguais entre um diário, uma lista de afazeres e um esquema de planejamento futuro. O método te ajuda a organizar coisas que parecem impossíveis ou intimidadoras ao olhar em primeira instância em partes menores e manejáveis enquanto você ainda lida com coisas do dia a dia que podem parecer pequenas, mas que muitas vezes nos esquecemos.
Seja pro trabalho, pros estudos, para a vida pessoal, cuidar dos filhos, da saúde, projetos pessoais ou tudo isso ao mesmo tempo. O BUJO se adapta.
Na verdade, a parte dele que sempre me conquistou muito é essa facilidade de adaptação para exatamente aquilo que você precisa quando você precisa (nenhum mês é e muito menos precisa ser igual ao outro!). Ele sempre vai ser customizado para a sua vida e as suas necessidades, e se você for do tipo artístico, ótimo, se não, ótimo também!
Pretendo trazer uma resenha completa do livro O Método Bullet Journal. E já deixo aqui escrito a quote em que o Ryder Carroll nos conta que:
Usar o Bullet Journal é mais sobre efetividade do que forma, certo? E para ser bem claro sobre isso, forma quer dizer bagunçado ou bonito. Não importa a aparência do seu Bullet Journal. Isso é sobre como ele te faz sentir e sobre o quão efetivo ele é em mover você em direção aos objetivos que são importantes.
É nesse momento em que a reflexão entra. Ao contrário de listas aleatórias ou planners já pré-diagramados, o método Bullet Journal te encoraja a refletir constantemente sobre suas metas, projetos e andamento das coisas.
Não tem problema mudar de ideia, não tem problema trocar uma meta por outra ou descobrir que algo não estava funcionando. Faz parte do processo. O método está aí para te ajudar a exatamente passar por tudo isso e, durante isso, descobrir que uma tarefa de cada vez você pode conquistar muitas coisas.
Bullet Journal Materiais: qual o melhor material para começar? - Jade Amorim
[…] entendeu o que é um Bullet Journal e decidiu que vai começar um, mas… o que precisa? É o seguinte: um […]