Os calhamaços podem parecer muito intimidadores para a maioria dos leitores, afinal, é um comprometimento de muito tempo. Alguns se desanimam por parecer que você lê, lê e lê e não acaba nunca. Mas você sabia que antigamente não era comum autores lançarem livros em vários volumes?
Eles se dedicavam a escrever o projeto inteiro, pois não tinham qualquer garantia de que conseguiriam concluí-lo no futuro. Um bom exemplo disso é Os Miseráveis, do francês Victor Hugo, cuja edição da Martin Claret conta com mais de 1300 páginas.
A obra é dividida em cinco livros e se fosse hoje, teriam sido publicado em cinco volumes. O que não é tão assustador assim, não é verdade?
Conheçam as minhas dicas favoritas na hora de colocar uma dessas obras muito longas na lista de leitura:
1. Escolha um livro que você realmente QUEIRA ler
A história precisa ser interessante para você, não pro TIKTOK. É você quem vai se comprometer com a leitura por muitas e muitas horas, então procure um livro que te interesse e te instigue de verdade. Escolha o seu gênero favorito e, se possível, de um autor que você já leu outras obras e que gosta bastante,.
2. Vai aumentando o calhamaços aos poucos
Nada de começar com um livro de mil páginas. Se você nunca se aventurou com nada acima de 350 páginas, comece aos poucos, e escolha suas leituras cuidadosamente com livros 50 ou 100 páginas maiores para uma evolução gradual.
3. Tenha metas pequenas e prazos longos
Pensar que para ler um livro de 700 páginas em um mês você precisa ler apenas 23 páginas por dia não é tão assustador assim. Se a leitura for muito longa, não pense em como você precisa vencer tudo, e sim em uma página por vez.
Seu objetivo é aproveitar a leitura e a história, não uma corrida. Se desapegue do tamanho. Tenha consistência e quando perceber estará é triste que o final está próximo.
4. Intercale a leitura com livros menores
Percebi na minha jornada com os calhamaços que parte do desânimo que me abatia no meio das leituras vinha de uma questão completamente psicológica. Era esta a falta da sensação de conquista que sentimos ao concluir uma leitura.
Ao ler um livro muito longo, e muitas vezes com uma linguagem um pouco mais complicada, a sensação que passa é que você está patinando sem sair do lugar, mesmo que saiba lógicamente que está avançando.
Aprendi a combater isso lendo livros leves e curtos sempre que me esbarro com esse desânimo. Uma pausa não faz mal à ninguém. O livro não vai sair correndo.
5. Pense em cada parte do calhamaço como um livro único
É bastante comum que os calhamaços maiores sejam divididos em partes. Pense nessas partes como um livro único. Isso também irá te ajudar na questão da satisfação de conclusão, mencionada na dica quatro. 🙂
6. Muito grande? Muito pesado? E vamos de ebook!
Já ouviu aquele ditado de que o que os olhos não vêem o coração não sente? Talvez o que te ajude definitivamente a encarar aquele calhamaço que você quer tanto ler é colocar ele no kindle. Sem o peso (literal) daquelas suas muitas páginas.
7. Leia com companhia ou em um Clube de Leitura
Sabemos que ler junto é muito mais divertido. Busque um clube bem cheio de interação e aproveite.
Não tenha medo de pausar a leitura caso não esteja rolando, no fim do dia lemos para conhecer histórias legais, não para contabilizar páginas.
Aproveite a jornada e pegue dicas de leituras na nossa categoria de livros. E me conte nos comentários sua experiência.