Sangue e Gelo faz parte dos poucos livros que podem ser lidos de diversas maneiras sem que o leitor se confunda.
Fazendo uma brincadeira simples e iniciando a leitura a partir do sexto capitulo, lendo apenas os de números par, você acaba fazendo uma viagem no tempo para o ano de 1854 e presencia o estranho caso de amor entre o tenente Copley e a enfermeira Eleanor Ames.
De classes sociais diferentes, Eleanor poderia ser a Cinderela da história se não fossem dois motivos: Primeiro que o tenente não é nenhum príncipe. Ao contrario, é um belo fanfarrão, adepto à jogatina, bancado pelo pai que até chegou ao extremo de comprar sua patente no Exército. Já o segundo motivo é que logo após poucos encontros o mesmo fora convocado para a Guerra da Crimeia.
Confesso que pouco sabia dessa parte da História, guerras nunca foram exatamente meu conteúdo preferido e, ter explicito todos horrores dessa época, me deixaram chocada e ao mesmo tempo fascinada.
Como pupila de Florence Nightingale, cujo poucos sabem, mas é a pioneira da enfermagem e a “mulher da lamparina” citada no juramento dos enfermeiros, Eleanor também acaba na guerra e muitas situações chocantes, como amputações sem anestesia, são exposta.
A segunda parte remete aos dias atuais, onde o protagonista e fotojornalista Michael Wilde se encontrava num estado lamentável – motivo que só é descoberto lá pela metade da história – quando fora convidado a passar seis meses numa base na Antártica para expor como é a vida dos militares e cientista que vivem por lá.
Neste aspecto da história fiquei encabulada, afinal, a Antártica é um lugar absurdamente inóspito…
Afinal o que poderia ter de história ali?
Acreditem, muita, muita coisa. As curiosidades apresentadas, o modo de vida dos que trabalhavam lá, tudo é muito interessante e curioso. Apenas o aprendizado já compensava toda a leitura. Contudo, para a minha total alegria, Robert Masello não se contentava com isso.
No momento em que ambas as histórias juntam, os acontecimentos passam a ser frenéticos. Mortos começam a aparecer e à caçada e pesquisas se intensificam. Tudo isso misturado a mais curiosidades, pois quando você acha que aprendeu tudo, tem mais um pouco.
A carga romântica de todo livro fica com Eleanor e Copley. Ou melhor, quase toda, mas não conto para não estragar uma das melhores partes da história.
Por fim, Sangue e Gelo veio parar na minha estante por um acaso e uma capa magnífica. Quem me conhece, sabe que desenvolvi certa resistência a livros que tratam de vampirismo exatamente pela falta de histórias originais, mas não houve isso nesse volume, onde o vampirismo acabou até ficando em segundo plano.
É uma história envolvente, daquelas que você cruza os dedos a espera de uma continuação e sente-se triste quando vê que está chegando ao fim. Sendo capaz até de enrolar na leitura para prolongar – se com o volume.
[ficharesenha]
Nati
Votei no da Meg, é claro. Acho bem legais as resenhas, assim podemos escolher quais livros ler… Mesmo tendo consciência de que uma opinião não é igual a outra, mas dá um norte… Beijo
Jeniffer Yara
Eu achei a resenha ótima, fiquei super interessada em ler, mais um livro para minha lista de desejados.rs Eu já votei na enquete, e votei na Meg linda *-* haha'
Vou divulgar a enquete sim, quem não gosta de uma promoção, e ainda escolher o que quer ganhar?! Quando sair o próximo tema Bread and Butter eu te aviso sim!
Fui pesquisar sobre a afiliação também, entendi já como é, infelizmente ainda não vou poder fazer alguma, sobre as parcerias com editoras acho legal você esperar para crescer mais e talz, eu tô atrás de parcerias, até eu receber alguma resposta também vou procurar crescer mais no blog ><
Sobre o livro O morro dos ventos uivantes, que história doida dos Correios não?! haha' Mas quando recebê-lo leia sim, é estranho, mas vale á pena. E a resenha aqui como já falei ficou ótima, aguardo por mais!Ah, obrigada pela dica sobre o que procurar para decidir o que eu quero, sou muito ligada mesmo nas matérias humanas e na área artística, vou me decidir sim, tenho tempo ><
Beijos
Debbys
Nossa, depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler! Já até votei nele! rsrs
bjussss
L.H.C
Agora você tá fazendo resenha, legal! Espero que a promoção seja com Os filhos do Éden, estou louca pra ganhar os livros do Eduardo Spor eheh, enfim, já votei.
kuronuma
Todaima! o/
Poxa, fiquei abalada com os apenas 8% dos votos em A Sombra do Vento. Li sua resenha e despertou uma vontade de lê-lo. Tanto pela história bastante curiosa como também por se tratar de uma cuja versão original não é em inglês, o que já me faz esperar por uma narrativa diferente e desconhecida. Tomara que haja uma reviravolta no ranking!
Quanto a Sangue e Gelo, achei diferente e muito interessante como disse ser o vampirismo um tema em segundo plano. O mixar de ficção e fatos históricos me chamam bastante atenção. A propósito, ótima resenha!
E, por fim, outra coisa que gostaria de comentar: Não conhecia a editora Suma De Letras, e os dois exemplares dos quais apresentara resenha (aqui) aparentam serem mesmo muito bons. Anotada para a próxima visita à livraria.
Ittekimasu! o
Max Psycho
Eu só quero algum destes livros se voce for vir entregar pessoalmente
Zilda Mara Peixoto
Ótima resenha!Votei no livro da Meg e estou adorando o blog.Ele é super lindo e suas postagens são muitos bem escritas e elaboradas.Parabéns!
Te convido a visitar meu blog e segui-lo.Já estou seguindo o seu blog,seguindo o twitter e curti sua página..rss.Enfim,adorei tudo!!
Aguardo sua visita!
Bjs!
Zilda Mara
@ZildaPeixoto
http://cacholaliteraria.blogspot.com
Thamy
Adoro romances que misturam história e muito drama!
Que bom que voltou com o blog Jade!
Amy
Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada.
Livro lindo '-'
Escrita perfeita viu flor?
adorei aqui.
seguindo/curtindo e torcendo pra que continue sempre assim.
beijos
boa semana
Amy – Macchiato
Isabela C. Santos
Gostei, gostei!
Parece um daqueles livros que não nos deixam em paz enquanto não terminamos de ler e, depois, ficamos com aquele gostinho de quero mais. Vai para a minha lista de livros que serão lidos neste ano!
Beijos!
Stella Valim
Também não gosto de livros de vampiro, mas esse parece que vale a pena ler.
A sua resenha ficou ótima, ótima, e ótima 😀
Continue com elas.
http://www.senhoritaliberdade.com/
Ana Barros
Parece ser muito interessante e curioso esse livro! Gostei! Só não entendi o que você quis dizer no começo, esse livro pode ser lido de diversas maneiras ou a construção dele não é exata?
Natalia
Ah! Estava com saudades desse blog! <3
Que livro interessante. Gosto muito de histórias envolvendo guerra, por algum motivo.
Elas sempre acabam me encontrando também haha
Beijos!