• Home
  • Jade Amorim

  • Contato

Jade Amorim

Livros, Resenha
/
November 2, 2017

A consciência em um HD de ‘Carbono Alterado’

Viciada em séries que sou, o que me fez decidir solicitar Carbono Alterado foi saber que a Netflix está adaptando a história. Em segundo lugar veio a sinopse, pois todo esse universo futurístico me atrai bastante.

A narrativa se passa no século XXV, onde a morte passa a ser apenas um incômodo e não algo definitivo que vemos hoje. É que agora a sua consciência pode ser armazenado em um cartucho na base do seu cérebro (Carbono Alterado) e baixado para um novo corpo quanto o antigo para de funcionar. Além disso, a Terra agora não é mais a única com humanos.

Na verdade, os humanos fizeram uma série de incursões espaciais e colonizaram vários planetas. Há também a sutil menção de vidas extra-terrestres, apesar de não figurarem na história.

[citacao fonte=”Carbono Alterado”]- Lá em cima, ficam os satélites de comunicação. Despejando uma chuva de dados. Dá pra ver em alguns mapas virtuais; é como se alguém tivesse tricotando um cachecol para o mundo. Irene que disse isso. Tricotando um cachecol pro mundo. Partes desse cachecol são pessoas. Gente rica digitalizada, em trânsito entre corpos. Novelos de memórias e sentimentos e pensamentos, empacotados em números.[/citacao]

Apesar de toda a criação de um universo, ou a imaginação de um futuro, essa obra não é sobre ele. Na verdade, é apenas um contexto para o que realmente acontece aqui: uma obra de ficção científica e ação cheia de conspirações e sangue.

Nosso protagonista é Takeshi Kovacs,  um ex-militar de elite no Mundo de Harlan que estava preso – processo chamado na história de armazenamento, onde seu cartucho “vai para a prateleira”, pois bem mais barato ter um estoque que sustentar uma prisão -, e que é transportado a Bay City, a antiga São Francisco na Terra, para solucionar o assassinato de um magnata.

Este magnata, no caso, é Laurens Bancroft, um matusa – aquelas pessoas que podem bancar diversos “reemcapamentos” e por isso possuem centenas de anos de vida – e o contratante de Kovacs. O que acontece é que tudo indica que Bancroft explodiu a própria cabeça, apenas para 48h depois estar reemcapado sem a memória do crime cometido. E ele, claramente, não engole essa história de suicídio, mas é tão odiado em seu planeta que não pode recorrer a um investigador local.

Tome o que lhe for oferecido…

[citacao fonte=”Carbono Alterado”]Na minha infância, eu acreditava que havia uma pessoa essencial, um tipo de núcleo de personalidade ao redor do qual os fatores superficiais poderiam evoluir e mudar sem danificar a integridade de quem você é. Mais tarde, comecei a entender que isso era um erro de percepção causado pelas metáforas que eram usadas para emoldurar nossos eus. O que nós tínhamos pensado como sendo personalidade não era mais que a silhueta passageira de uma das ondas diante de mim. Ou, desacelerando para uma velocidade mais humana, o contorno de uma duna. Forma em reação a estímulo. Vento, gravidade, criação. Inclinações genéticas. Tudo sujeito a erosão e mudança. A única forma de vencer isso era ir para a prateleira para sempre.[/citacao]

Carbono Alterado recebe a classificação de thriller noir. Eu não fazia ideia do que isso era antes da leitura e, depois de pesquisar, ainda não tenho muita certeza. Aparentemente é a variação do gênero cinematográfico film noir que teve seu ápice na década de 30 à 50.

Dentre suas principais características, podemos citar o protagonista moralmente ambíguo; personagens violentos ou corruptos; assassinato ou roubo como centro da história; obsessão sexual/romântica e também corrupção social ou humanitária inerente. “O film noir ficou conhecido por narrar dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranoia e cinismo, em ambientes realistas urbanos.” (Wikipedia)

Uau. Todo um mundo novo, não?

Inicialmente eu achei que fosse alguma gourmetização de gênero narrativo, contudo quando peguei uma lista de características no Wikipedia, pude identificar praticamente todas as características mencionadas durante a história. Vivendo e aprendendo.

[citacao fonte=”Carbono Alterado”]Os ricos fazem essas coisas. Eles têm o poder e não veem motivos para não usá-lo. Homens e mulheres são só mercadorias, como tudo mais. Armazene-os, frete-os, decante-os. Assine aqui embaixo, por favor.[/citacao]

Sendo o romance de estréia de Richard Morgan, Carbono Alterado foi construído de maneira inteligentíssima. O que acarretou no prêmio Philip K. Dick Award de ficção científica, mas me trouxe alguns problemas de leitura.

… e isso às vezes tem que bastar.

Eu levei quase dois meses para ler Carbono Alterado. Meu mês de outubro foi marcado pelo início de vários livros e a não finalização de todos. Se eu consegui concluir a leitura foi porque comecei a fazê-la em sprints ao longo do dia.

Apesar de poder olhar nos seus olhos para dizer, com toda a certeza, o quão ótimo esse livro é, eu dormia lendo ele. Foram pouquíssimas vezes em que eu consegui pegar nele por mais de meia hora sem ficar exausta com a leitura. Mas não vamos culpar apenas a narrativa.

[citacao fonte=”Carbono Alterado”]O que o armazenamento de h.d. fez foi possibilitar que um ser humano fosse torturado até a morte e depois começasse tudo de novo. Com essa opção disponível, os interrogatórios baseados em hipnose e drogas foram jogados fora muito tempo antes. Era fácil demais fornecer o contra-condicionamento químico ou mental para aqueles que poderiam se deparar com esse tipo de coisa como um osso do ofício.[/citacao]

Lembro de ter dito, lá na resenha de As Primeiras Quinze Vidas de Harry August, que alguns livros não foram feitos para serem lidos rapidamente. Acredito que isso se aplique a Carbono Alterado.

A partir do momento em que tivemos uma construção tão completa de mundo, a narrativa detalhada é fundamental. É muita explicação e longos parágrafos, seja para descrever um tipo de tecnologia, um cenário ou o pensamento moderno da época. Isso deixa a história lenta e cenas muito longas de ausência de acontecimento.

Em acréscimo a isso, a diagramação da obra não ajudou.

Eu entendo que economizar no número de páginas e papel ajuda a diminuir o gasto de publicação. E entendo que Carbono Alterado é uma obra bem longa. Contudo, dessa vez a legibilidade ficou bastante prejudicada. As margens do livro são pequenas, a letra e o espaçamento entre as linhas também são menores que o habitual. Juntando isso aos longos capítulos descritivos eu simplesmente ficava exausta e tive que ler a obra em doses homeopáticas.

[citacao fonte=”Carbono Alterado”]Quando perguntarem como eu morri, diga a eles:
ainda com raiva.[/citacao]


[ficharesenha]

TAGS:bertrand brasilcarbono alteradoeditora parceiraResenhas literáriasrichard morgan
10 Comments
Share

You May Also Like

June 29, 2017

A libertação das lagostas em “Inventei você?”

December 31, 2016

O que é a TBR Book Jar e porquê você deveria fazer uma

October 29, 2016

O horror asfixiante e grotesco de Uzumaki

  • Hanna Carolina
    November 3, 2017

    Olha, eu depois que li sua resenha de As primeiras 15 vidas de Harry August fui correndo baixar esse livro, pois fiquei muito interessada. E com esse vou também correndo baixar para ler, pois estou ficando cada vez mais apaixonada por esse gênero. Mas realmente eu nunca tinha ouvido falar em Thriller noir… kkkk Gostei do significado e vou até procurar mais livros desse tipo. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    Reply
  • Tatiane
    November 3, 2017

    ♥
    Olá Jade tudo bem?
    Não conhecia esse livro e depois da sua resenha acho que não é o tipo de livro que eu leria.
    Gosto de livros detalhados, mas depende muito do gênero. Se eu começar a ler um livro e ficar cansada por causa da escrita ou diagramação provavelmente eu nem termine 🙁
    Mas eu adorei a capa e espero que a série seja boa.

    ótimo sábado
    bjo

    Reply
  • Iza de Azevedo
    November 10, 2017

    Oi Jade, ta aí uma obra que não tinha ouvido falar ainda e esse gênero que você identificou nele o thriller noir também é algo novo para mim, pelas características citadas me lembrei de vários filmes nessa linha, mas livros, ainda não li nenhum com essa “pegada”. Como ele é um livro de leitura degustativa, acho que vou colocar na minha lista de “quem sabe um dia”, mas fiquei bastante interessada e fico feliz que a Netflix vai adaptar! 🙂

    Reply
  • Vanessa
    November 10, 2017

    Fiquei curiosa com a história mas acho que nao teria energia de ler (talvez nem de assistir como série).
    Estou numca fase da vida que busco leveza nas coisas e nao consigo levar a frente coisas mais pesadas e arrastadas…

    Reply
  • Diovana Vargas
    November 11, 2017

    Não conhecia, mas a temática me agrada, adoro livros assim. Não tava sabendo que a Netflix vai adaptar o livro pra série, sou doida das séries, fiquei curiosa, vou pesquisar sobre, muito certo que verei.

    É bem verdade isso de que nem todo livro foi feito pra ser lido rapidamente, durante minha vida de leitora também tive alguns livros que amei, mas que a digestão era um processo lento, era preciso ler aos poucos.

    Enfim, adorei a resenha.

    Reply
  • Ana Leticia
    November 11, 2017

    Olá, tudo bem? A trama tem um toque que adoro , ficção científica misturada com investigação. Sem falar de uma proposta de mundo bem diferente. Sobre o livro ser detalhado demais, de um tempo para cá comecei a dar valor a narrativas mais detalhadas, antes achava chato, porém agora estou preferindo-as, acho que por meio dos detalhes eu consiga me senti na trama, não sei explicar bem…. parabéns pela sua resenha. <3

    Reply
  • César Rezende
    November 12, 2017

    Achei interessante a ideia do livro, além de ter um fraco por essa vibe noir, que geralmente resulta em histórias com um quê de escuridão que acho atraente! Também fiquei satisfeito em saber por ti que a Netflix vai adaptar, porque é obviamente uma ótima história, e tem de tudo pra ser a nova série-hit deles, então devo tentar também ler antes que saia!

    Reply
  • Tary Belmont
    November 13, 2017

    São duas coisas que não são meu forte, essa pegada Noir, e Ficção Cientifica. Mas, achei o enredo bastante diferenciado e curioso, bem interessante mesmo. Com certeza vale ir para a lista de desejos.

    Bites!

    Reply
  • RUDYNALVA CORREIA SOARES
    November 13, 2017

    Jade!
    Gosto muito desse estilo mais noir nos livros policiais e ficcionais, são mais clássicos e cheios de variantes.
    E se tem trechos bem reais e até cruas, trechos de sexo e morte, me interessa ainda mais.
    Como amo ficção, esse lance da mente ser transportada para outro corpo após a morte, é fascinante, pena as lembranças não irem junto.
    Quanto ao nome, já que é ficção, deve ser algo a alteração da molécula de carbono, mas só saberei quado ler.
    Gostei por demais.
    E gostei também de saber que a Netfilx comprou os direitos para fazer filme.
    Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
    “ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    Reply
  • Vickawaii
    November 14, 2017

    Eita! Eu adoro ficção científica e gosto muito de obras ~noir~, logo, adorei saber sobre esse livro. A premissa básica me lembrou aquele episódio do Black Mirror das duas meninas (não vou dar mais detalhes pra caso tu não tenha visto não pegar spoilers, mas se viu sabe do que eu to falando kkk). É uma pena que a leitura é meio demorada/não é fluída, normalmente livros assim eu leio em um piscar de olhos. Mas fiquei interessada, ótima resenha (:

    Reply

Leave a Comment Cancel Comment

Previous Post
Quando amar se tornou uma maldição
Next Post
[BookHaul Outubro] Preciso de uma estante nova

Recent Posts

  • Protected: Pare de ensinar coisas que você não sabe
  • Bullet Journal Materiais: qual o melhor material para começar?
  • Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo
  • Bullet Journal: O que é e porquê começar um?
  • Bullet Journal: 8 coisas que você precisa saber antes de começar

Recent Comments

  1. Jade Amorim on Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo
  2. Babi Bueno on Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo
  3. Jade Amorim on Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo
  4. Jade Amorim on Bullet Journal Materiais: qual o melhor material para começar?
  5. Isabele de Paula on Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo
Hi There, I’m Hadleigh

Hi There, I’m Hadleigh

hadleigh

Sed adminim veniam, quiste nostrud exer rcitat stion ullamco laboris ext nisiuta utalquip quip ext orci phasellus stio egest stas tellus rutrum sed uq labore.

Follow on Instagram

Quem vê close não vê corre! 😂

Fazer Bullet Journal é diferente de manter um Journal. É encarar todas as suas falhas diariamente e pensar em como melhorar.

Aí a gente coloca uns adesivos pra ficar menos doloroso. 🫣

Gostou desse conteúdo? Compartilha ele pra me ajudar a alcançar mais gente incrível e aumentar a nossa comunidade! 🥰

Tags:
#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
bymortici
bymortici
•
Follow
Quem vê close não vê corre! 😂 Fazer Bullet Journal é diferente de manter um Journal. É encarar todas as suas falhas diariamente e pensar em como melhorar. Aí a gente coloca uns adesivos pra ficar menos doloroso. 🫣 Gostou desse conteúdo? Compartilha ele pra me ajudar a alcançar mais gente incrível e aumentar a nossa comunidade! 🥰 Tags: #bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
8 months ago
View on Instagram |
1/4
Reading Journal - O coração é um fardo pesado✨

Sigo tentando me reencontrar no design do reading journal para falar sobre os livros que leio e dessa vez falando sobre O Castelo Animado...

Que livro lindo, bom, um dos meus filmes favoritos da vida, não tinha como não amar, não é verdade?

A box dele está em promoção e vou ler a continuação na MLI!!

📖 Você faz reading journal? Me deixa aqui uma dificuldade pra eu tentar te ajudar!

#readingjournal #arodadotempo #howlsmovingcastle #studioghibli #livros #leitura #citacoes #bulletjournal #bujobr #blackoutbujo #diariodeleitura #bujobrasil #blackoutjournal
bymortici
bymortici
•
Follow
Reading Journal - O coração é um fardo pesado✨ Sigo tentando me reencontrar no design do reading journal para falar sobre os livros que leio e dessa vez falando sobre O Castelo Animado... Que livro lindo, bom, um dos meus filmes favoritos da vida, não tinha como não amar, não é verdade? A box dele está em promoção e vou ler a continuação na MLI!! 📖 Você faz reading journal? Me deixa aqui uma dificuldade pra eu tentar te ajudar! #readingjournal #arodadotempo #howlsmovingcastle #studioghibli #livros #leitura #citacoes #bulletjournal #bujobr #blackoutbujo #diariodeleitura #bujobrasil #blackoutjournal
8 months ago
View on Instagram |
2/4
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo!

Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho!

Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa).

Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado?

E chama as amigas também 😍

#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
#primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo!

Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho!

Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa).

Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado?

E chama as amigas também 😍

#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
#primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo!

Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho!

Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa).

Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado?

E chama as amigas também 😍

#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
#primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo!

Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho!

Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa).

Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado?

E chama as amigas também 😍

#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
#primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo!

Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho!

Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa).

Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado?

E chama as amigas também 😍

#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022
#primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
bymortici
bymortici
•
Follow
Nasceu guerreira ao invés de herdeira, mana? Então vem comigo! Porque aproveitar promoção é a minha linguagem do amor e o Prime Day (ofertas exclusivas para assinantes prime da Amazon) está chegando e com ela a época que eu fico 24h ligada no pc para trazer as melhores ofertas pro nosso nicho! Como não é só de papelaria que as gatas vivem, vai ter livro também, e alguns itens de casa que eu sei que você já não tá mais tão jovemzinha assim (não vou espalhar, relaxa). Para participar do grupo exclusivo do telegram deixa nos comentários "BORA!" que vou te mandar uma mensagem com o link, combinado? E chama as amigas também 😍 #bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #watercolor #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022 #primeday #primedaybrasil #livros #amoler #bookstagram
8 months ago
View on Instagram |
3/4
Você teria coragem? Leia a legenda para o passo a passo! 👇🏼

Eu tive e amei o resultado final!

Materiais:
▪️Guache (usei aquarela) dourada;
▪️Cola líquida;
▪️Pinceis;
▪️Papéis antigos;
▪️Godê ou vasilhame para mistura;
▪️Washtapes, adesivos, ou artigos de decoração;
▪️Um pouco de água.

Como fazer:

Prepare a cola misturando com um pouco de água e a tinta também em duas vasilhas separadas. Pinte as partes de dourado e deixe secar. Passe a cola  na madeira e coloque o papel, passe por cima também (sem miséria de cola, encharque!). Brinque com as formas e retalhos e deixe secar sem mover a peça o tempo necessário. Use as fitas, adesivos e outros artigos para decorar como preferir. ♥️

Gostou? Vai fazer? Isso serve para todas as peças em mdf, mas eu fiz no meu porta wash-tape da @soniarondon_ 

Me diz o que achou nos comentários!

Tags:
#bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022 #bulletjournalss #bujorepost #creativejornaling #bujoemotions #bulletjournalinspo #artesanato #dty #colagemanalogica #colagembrasil
bymortici
bymortici
•
Follow
Você teria coragem? Leia a legenda para o passo a passo! 👇🏼 Eu tive e amei o resultado final! Materiais: ▪️Guache (usei aquarela) dourada; ▪️Cola líquida; ▪️Pinceis; ▪️Papéis antigos; ▪️Godê ou vasilhame para mistura; ▪️Washtapes, adesivos, ou artigos de decoração; ▪️Um pouco de água. Como fazer: Prepare a cola misturando com um pouco de água e a tinta também em duas vasilhas separadas. Pinte as partes de dourado e deixe secar. Passe a cola na madeira e coloque o papel, passe por cima também (sem miséria de cola, encharque!). Brinque com as formas e retalhos e deixe secar sem mover a peça o tempo necessário. Use as fitas, adesivos e outros artigos para decorar como preferir. ♥️ Gostou? Vai fazer? Isso serve para todas as peças em mdf, mas eu fiz no meu porta wash-tape da @soniarondon_ Me diz o que achou nos comentários! Tags: #bujo #bujobr #bujobrasil #bujoinspiration #bujoideas #meubujo #bulletjournal #bulletjournalbr #bulletjournalbrasil #bujogram #journal #artjournal #artjournaling #bujoinspo #bujo2022 #bulletjournalss #bujorepost #creativejornaling #bujoemotions #bulletjournalinspo #artesanato #dty #colagemanalogica #colagembrasil
8 months ago
View on Instagram |
4/4
Current Location

Current Location

lets travel
Santiago, Chile

Travel

Photography

Fashion

Categories

  • Anime
  • BEDA
  • Blogagem Coletiva
  • Blogsfera
  • Blogversário
  • Book Haul
  • Bullet Journal
  • Bullet Journal Básico
  • Contos
  • Dicas
  • DIY
  • Entrevista
  • Fotografia
  • Freebie
  • Guia
  • Inspirações
  • Jogos
  • Jornalismo
  • Livros
  • Marketing Digital
  • Música
  • Nerdices
  • Notícia
  • Opinião
  • Pessoal
  • Promoção
  • Publieditorial
  • Quadrinhos
  • Resenha
  • Slice of Life
  • TERA Online
  • TV & Cinema
  • Uncategorized
  • Viagem

Latest Products

lets shop
product_title_1

Add the Product Description Here For the Item

product_title_2

Add the Product Description Here For the Item

product_title_3

Add the Product Description Here For the Item

product_title_4

Add the Product Description Here For the Item

The Latest Video

The Latest Video The Latest Video

Add text for the video title here imperdiet sed euismod nisi porta lorem.

Subscribe to My Channel

Where I Shop

the faves

J. Crew

Nordstrom

Sephora

Topshop

Net-A-Porter

Asos

Recent Posts

  • Protected: Pare de ensinar coisas que você não sabe

    August 25, 2020
  • Bullet Journal Materiais: qual o melhor material para começar?

    November 12, 2019
  • Porquê meu Bullet Journal não funcionou no começo

    November 11, 2019
@bymortici
  • Home
  • About
  • Blog

Todos os direitos reservados. Site Powered by Pix & Hue.