Desde que voltei com o blog, também foquei minha atenção no instagram. Logo fui transformando ele nos livros e, nas composições, trouxe as Lucky Star. Umas estrelinhas de origami que aprendi a fazer anos atrás e que muita gente me pediu para trazer em forma de tutorial.
Depois de muito enrolar, por conta das fotografias do passo a passo, finalmente trago para vocês. Um agradecimento especial à minha mamãe que foi minha modelo de mãos. Vamos, lá?
Materiais necessários
- Folha sulfite A4;
- Régua;
- Lápis;
- Tesoura ou Estilete.
Como Fazer
1. CORTANDO O PAPEL
Com a régua você vai medir 0,9cm na folha sulfite na vertical e fazer a marcação com o lápis. Se a sua régua for grande e for fazer uso de um estilete (que é o mais recomendável, apesar de eu estar sem o meu durante as fotos), você pode fazer apenas um em cada ponta da folha. Caso contrário, faça várias marcações para direcionar o traço.
Para fazer mais de uma estrela de cada vez, dá para cortar de 3 à 4 folhas por vez, e fazer todas as marcações antes de começar os cortes. Cada folha rende em torno de 22 tiras de papel usadas para as Lucky Star.
2. DANDO O NÓ
A Lucky Star é um origami de extrema facilidade, porém todas as pessoas que fui ensinar, se enrolaram com o nó. Trocadilho não intencional. O nó é o que vai dar a forma da nossa estrela e, ao invés de dar o nó clássico (aquele que damos no tênis, por exemplo), você vai pegar a sua tira de papel pela ponta e girar ela encostando mais ou menos em 1/4 do papel.
Se ficar mais fácil para você visualizar, pegue o seu lápis e faça um pontinho na ponta da sua tira. Vire ela e uns quatro dedos de distância faça outro pontinho e tente juntá-los. A primeira parte do seu nó deve ficar que nem na imagem à esquerda.
Em seguida, você vai pegar a parte comprida e passar por dentro do nó, diminuindo ele até virar um pentágono. Tome cuidado para não rasgar o papel e manter uma das pontas curtinhas e a outra comprida.
3. A dobradura
Como você pôde ver na imagem anterior, o nosso nó ficou parecido com um pentágono. E agora o nosso trabalho é acabar com as pontas soltas. Começando com a menor ponta, você vai dobrar em direção ao lado oposto de “onde ela veio”. Graças à angulação de cada lado do pentágono, você sempre será direcionado ao próximo lado da dobradura.
Terminando o pedaço pequeno, você parte para o maior, até sobrar apenas uns 3cm que você passará por dentro do nó na próxima curva para prender e irá rasgar o papel sobressalente.
Ao ter apenas o pentágono em mãos, você irá segurá-lo firme na base e com a ponta do indicador e o polegar, irá apertá-lo. Essa ponta irá inflar. Tome cuidado para não usar as unhas ou fazer com papel curto demais, pois se seu pentágono ficar muito fino, o papel irá dobrar ao invés de adquirir o aspecto gordinho das Lucky Star.
Fazendo isso em todas as pontas, você terá suas estrelas! Podendo usar papeis coloridos para uma enorme variedade de cores e em decorações que a sua imaginação mandar!
Bruna Morgan
Eu acho tão lindinhos esses origamis de estrelinhas *-* ganhei uma vez um vidrinho cheio deles que uma amiga fez *-*
Jade Amorim
Bruna MorganMenina, saiba que essa sua amiga te ama viu? Porque dá muito trabalho encher um vidrinho com essas estrelas! Espero que você tenha conseguido fazer as suas próprias! ♥
Stephanie Salateo
Sempre quis saber como eram feitas essas estrelinhas!
Já salvei teu post pra, quando as férias de fim de ano chegarem, fazer com a minha filha. Ela vai amar.
Espero que dê certo. Hahaha
Jade Amorim
Stephanie SalateoElas são super simples depois que pega o jeito, mas pode confundir um pouquinho no começo. Espero que dê certo e qualquer dúvida por favor me avisa que eu tento ajudar! (desculpa a demora para responder o comentário viu? BEDA me consumiu e só agora eu to respondendo todo mundo! 🙁 )