Um dia eu vou cansar de falar sobre legibilidade aqui no blog, mas esse dia não é hoje.
Se assim como eu, você lê muito post por aí de “dicas para blogueiros”, com certeza já se deparou com a regra do texto justificado. Fica mais organizado, eles dizem. Fica mais bonito. Dá um ar profissional. Hmmm…
Tudo bem que textos justificados estão presentes na maioria das nossas leituras. Os encontramos em revistas, jornais, livros e quantos outros impressos conseguirmos listar. Contudo, profissionais da área afirmam – profissionais de verdade não blogueirinho cheio de achismo -, que para o meio digital, o texto justificado é uma prática que deve ser evitada.
Por que não devemos justificar o texto na web?

Texto sendo justificado para impresso, no InDesign, com quebra de linha. Imagem por http://designforhackers.com/
No caso do impresso, os textos justificados são usados para se criar grandes blocos de texto. Esses blocos visuais existem com o objetivo de facilitar o a legibilidade e diagramação do material. E, com a existência de recursos como quebra de linha, o espaçamento entre as palavras costumam ser iguais e as alterações mínimas.
Já na web, onde a opção de quebra de linha não existe, os textos acabam adquirindo grandes espaços entre as palavras. O leitor tem de lidar com grandes blocos de texto cujo qual ele não pode fazer uso do dedo para acompanhar a leitura (alguns usam o mouse, mas não é exatamente efetivo). Logo, os seguintes empecilhos aparecem:

Texto sendo justificado para web,em CSS, sem quebra de linha. Imagem por http://designforhackers.com/
-
A leitura fica mais lenta, pois os grandes espaços entre as palavras quebram a fluidez;
-
Muitas vezes o leitor tem grande dificuldade em ir para a linha seguinte, já que o bloco é muito maior que o de uma revista, por exemplo, e ele não faz uso de nada para guiar sua leitura;
-
Os espaçamentos desiguais podem ser um problema principalmente para os usuários disléxicos (sim, isso também é uma questão de acessibilidade).
E eu sei o que você está pensando, querendo justificar dizendo que tem TOC. “Ah, eu gosto tanto de ver tudo alinhadinho”. Bom, eu tenho TOC, o tipo de verdade, não o das pessoas que usam de justificativa para as próprias manias, porém já disse aqui no blog não uma, nem duas e ou três vezes, mas várias: o seu leitor é quem importa.
Quando você cria um blog, você não está escrevendo para você. Se fosse assim você mantinha vários arquivos no word ou manteria o blog privado. Você escreve para outras pessoas lerem, e se você se importa com o conforto delas, vai levar essas dicas bem a sério.
Confia em mim, com o tempo você se acostuma e passa até a gostar. 🙂
Divana
E não é que é legal isso Jade?
Não tinha parado pra pensar nessa perspectiva.
Antes, todos os meus textos eram justificados para a esquerda, que é a configuração normal dos editores de texto tanto de PC quanto online (que faz mais sentido agora ter esse como padrão). Vou voltar todos pro normal agora, já que ajuda muita gente.
Beijos!
Jade Amorim
DivanaDi, de fato pensar na legibilidade é algo bastante importante, mas que muita gente ignora em detrimento de uma “mania” de achar que texto justificado que é bom. Fico feliz que tenha considerado voltar para esse tipo de formatação.
ps: seu blog está fora do ar. :*
Carol
Adorei a dica, mas vou continuar deixando meus textos justificados, pelo simples fato de que eu gosto assim. Se alguém não gostar que não leia meu blog, O meu cantinho é meu hobbie, minha paixão, então não me importo com isso, só me importo de me sentir bem escrevendo nele, claro que em um meio profissional faz mas sentido, mas como eu escrevo por amor, não me importo não.
Seu post ficou muito bom e explicativo, parabéns <3
Carol | http://www.pinkisnotrose.com
Flavi
CarolPenso assim tb xD
Jade Amorim
CarolBom, Carol, a escolha sempre foi e sempre será toda sua. Se te satisfaz, tudo bem. É que como tem muita gente que usa por não saber desse tipo de coisa, é sempre bom informar, mostras as opções, não é verdade? 🙂
LP
Salve Jade!
Pra começar quero citar uma passagem!
“Filhos de Gondor! De Rohan! Meus Irmãos! Eu vejo em seus olhos o mesmo medo que tiraria o meu coração. Talvez possa haver o dia quando a coragem dos homens falhará, quando abandonaremos nossos amigos, e quebraremos todos os laços de amizades, mas esse dia não é hoje! Uma hora de lobos e escudos partidos quando a Era dos homens cairá, mas esse dia não é hoje!”
Pois bem, ilustrada essa parte vamos ao post! Eu li a parte do mussum é quase fiz xixi de tanto rir, velho que sensacional
Sobre a parte do alinhamento, etc, etc. Eu meio que sempre caguei pra forma como fica, se ninguém está reclamando por mim ta suavera…
E sobre tacar fogo no mundo, teremos um empasse. Uma vez que como Superman, eu costumo apagar incendios…
bjos LP
quatroselos.blogspot.com.br
Jefferson Reis
LPMestre Tolkien. Fico até emocionado!
Jade Amorim
Jefferson ReisBom, LP, o importante é que as pessoas tenham conhecimento para tomar a decisão se vão ou não adaptar seu blog. Como eu sei que muita gente não sabe sobre legibilidade, me importo muito em explicar e trazer esse tipo de informação. A partir daí, se a pessoa vai continuar justificando ou não textos, é uma escolha de cada um.
Anna Carollyne Oliveira
Oi, Jade! Sempre que venho aqui, caio em posts polêmicos. Adoro! Hahaha.
Que post útil! Não fosse por você, não teria conhecimento do “mal” dos textos justificados. Eu sou daquelas que gosta do padrãozinho, acho mais bonito visualmente. Sinceramente? Eu tenho mais incômodo em ler textos sem o justificado. Não é algo que me faça desistir da leitura, por exemplo, mas é questão de preferência pessoal.
Não sei se é algo que eu vou parar de adotar no meu blog, mas certamente ficarei de olho no referido aspecto.
Jade Amorim
Anna Carollyne OliveiraAnna, então você tem um timing muito específico hein? Porque eu nem sou tão polêmica assim! (ou será que sou? hahahaha). Fico feliz em ter contribuído para o seu conhecimento. Acredito que se a pessoa vai escolher adotar ou não, que ela fique sabendo de todos os prós e contras, não é verdade? Eu acho textos justificados mais bonitos, assim como a maioria dos blogueiros, porém me tornei o tipo de pessoa que acredita que praticidade é melhor que beleza em muitas questões. rs
Mareska
Eu sempre deixo justificado porque acho esteticamente mais bonito, e acho que nunca vi diferença entre ler um blog justificado e um não (mas aí é experiência pessoal mesmo). O que pode chegar a me incomodar na leitura de um post é a fonte e o tamanho dela, mas acabo lendo de qualquer jeito. O que me faz desistir de vez é quando não tem separação dos parágrafos, aí fica um único blocão de texto enorme e eu fico muito louca. Mas vou testar no meu por um tempo o alinhamento à esquerda ao invés do justificado, afinal não custa nada tentar ^^
Jade Amorim
MareskaMareska, de fato eu não paro de ler um blog por estar com uma ou outra diagramação, mas é bom que as pessoas saibam que isso pode gerar dificuldades para algumas outras pessoas, né? A partir do momento que se sabe dos dois lados, aí a pessoa escolhe qual caminho seguir. XD
E assim com você, eu detesto textos em blocos enormes e me incomodo um bocado com fontes complicadas de ler. :c
Jade Maranhão
Mulher, que coisa maravilhosa!!!
Eu NUNCA tinha pensado sobre isso. Sempre coloquei justificado por questão de costume mesmo. Inclusive, no editor no wordpress nem tem a opção justificado, eu forço lá no código html.
Costume!!
Ia morrer sem saber.
Jade Amorim
Jade MaranhãoPois é, xará, a intenção desse post era exatamente mostrar “esse lado da moeda” para outras pessoas, porque eu sei que muitas delas nem sabem sobre isso. Fico feliz de ter ajudado! 🙂
Flavi
Isso é complicado, tudo o que estudei na informática até hoje, entre pequenos cursos e faculdade, tudo remetem a organização da justificativa de texto. Confesso que hoje em dia não consigo ler algo desalinhado, meu cérebro está adaptado a ler assim, e confesso que quando vejo um blog todo desalinhado saio correndo dele rapidinho. Talvez seja hábito e mania de professora de informática, porque também atuei nesta área e repassei o “modo correto” do justificar para meus alunos durante muitos anos.
Como o blog é algo pessoal, acho que a pessoa deve adaptar ele da maneira que mais lhe convém. Alguns não se importam, outros acham necessário… Então acho que vai de cada um hehehehe, talvez não tenha exatamente um “certo ou errado”.
Jade Amorim
FlaviFlavi, mas se é assim então você não lê meu blog? hahaha
O texto alinhado nas aulas de informática remetem as regras da ABNT, mas veja que ela é feita em programas como EDITOR de textos, e que essa “regra” do texto alinhado à esquerda é apenas para os sites e blogs, porque o código não consegue editar o texto do mesmo jeito que um programa feito especificamente pra isso. Eu expliquei isso no texto, inclusive.
No caso, a pessoa realmente pode, no próprio site, optar pela maneira que mais gostar. Mas é sempre bom saber os dois lados da moeda antes de tomar qualquer decisão. 🙂
Jefferson Reis
Eu já havia ouvido falar sobre isso, mas, como quase sempre posto crônicas e contos, justifico para ficar parecido com textos em livros. No entanto, acho que vale a pena vencer essa mania de justificar, pelo bem do leitor. Vou ver como fica!
Jefferson Reis
Jefferson ReisConsegui! Deu uma dorzinha no coração, mas está tudo ok. Percebi que os textos no Wattpad também não são justificados. Agora é o meu blog que está meio James Dean.
Jade Amorim
Jefferson ReisJefferson, você pode olhar que tanto o wattpad, ou redes sociais, ou até mesmo sites de fanfics, nenhum é justificado por conta desse motivo que eu apresentei. Os textos e os livros podem porque são impressos, ou pelo menos diagramados em programas específicos (mostrei a diferença entre um editor de texto e um texto que vai pra web no post). Fico feliz que tenha aproveitado a dica. 🙂
Aline Amorim
Não sabia disso. Acho que o texto justificado fica mais bonitinho. E se esse post não fosse sobre esse assunto, eu nem ia perceber que ele não esta justificado.
Beijos
Jade Amorim
Aline AmorimPois é, Aline, acredito que o importante é que a pessoa saiba os dois lados da moeda antes de tomar uma decisão de como usará! Obrigada pela visita. 🙂
Tatiane
Eu amei seu post.
Faz algum tempo que todos os posts do meu blog eu coloco como justificado, eu até acho mais arrumadinho, só que agora eu não vou mais usar 🙂
Não sabia que isso acontecia.
Obrigada pela dica 🙂
ótima quinta
bjo
Jade Amorim
TatianeTati, fico feliz que tenha gostado do post. A intenção é exatamente apresentar esse aspecto que poucos conhecem para enfim tomar uma decisão. 😀
Mari Dahrug
Eu confesso que sou uma das que era “a louca do texto justificado” rs, mas estive lendo muito sobre isso ultimamente e vi que realmente tem caido em desuso na web. O editor do wordpress até tirou essa opção recentemente. Aderi e realmente, o “TOC” vai passando rs.
Beijos
Mari Dahrug
http://www.rabiskos.com.br/
Jade Amorim
Mari DahrugSim, Mari, na web a galera já está parando de usar. Como eu comecei a trabalhar com isso, aprendi bastante. Claro que cada um pode usar o que mais curtir, mas é sempre bom conhecer os dois lados da moeda né? 🙂
Kaila Garcia
Amei seu post, super informativo! Confesso que não sabia o que era texto justificado, haha. ❤
http://www.kailagarcia.com
Jade Amorim
Kaila GarciaPoxa, que coisa! Fico feliz em ter contribuído! 😀
Dan
Taí uma coisa que eu não fazia idéia! Justifico os textos do meu blog só pra ficar mais bonito mesmo hahaha, vou tentar não fazer mais isso x_x
Jade Amorim
DanFico feliz em ter contribuído! :3
Nath
Gostei muito do seu blog <3 Acabei de descobrir e ja varios posts. Não sabia em qual comentar e optei pelo primeiro haha Achei esse bem util, especialmente porque estou começando a aprender diagramação. Ainda que esse post esteja falando de blogs, posso levar tb pras minhas experiências no Indesign hahaha
Beijos! 🙂
Jade Amorim
NathOi Nath, muito obrigada pelo carinho! ♥ Fico sempre muito feliz quando vejo que alguém se identificou com o blog e gostou muito do meu cantinho. Aqui todos os posts são pensados para serem super legais e úteis! Espero te ver mais por aqui, viu? :3
Marina
Já ia vir aqui comentar que gosto de tudo organizadinho hahahah’ Não sabia dessa do alinhado a esquerda, vou tentar me acostumar a usar assim
Jade Amorim
MarinaO objetivo do post é exatamente mostrar as várias opções, Mah! Fico feliz que tenha gostado. :3
Viviane Oliveira
Jade, meu amor ❤
Eu já tentei deixar o texto do blog sem ser justificado e não consegui (meu deus, que difícil), mas depois desse seu post vou tentar mais uma vez. Te juro!
Beijão, babe
Jade Amorim
Viviane OliveiraGata, eu entendo completamente. Eu mesma levei anoooos para começar a usar assim. Mas é sempre bom conhecer os dois lados da moeda né? Antes de tomar uma decisão! XD
Juliara Vasconcelos
Eu faço parte do grupo de “mas fica tão bonitinho tudo alinhado”
Sempre usei o texto justificado no blog mas nunca pensei pelo lado da praticidade da leitura. A partir de hoje vou tentar me controlar e não mais justificar.
Jade Amorim
Juliara VasconcelosJuliara, o objetivo desse póst era exatamente mostrar os dois lados da moeda, antes de a pessoa tomar uma decisão sobre como vai manter né? 😀 Fico feliz em ter ajudado! ♥
Gerson Luiz Martins
Muito bom Jade!
É isso mesmo.
Texto justificado não cabe para web.
E há várias outras razões para isso.
Gostei de sua postagem.
Kimberly Camfield
Oi Jade! Eu confesso que sou uma pessoa bem ‘controladora’ em alguns aspectos, o que significa que tenho mania de organização, o que significa, que adoro tanto textos justificados! kkk Não, eu não tenho toc, sou só perfeccionista mesmo para a maioria das coisas. Sei que chega a ser um defeito meu, ah mas eu goto tanto de justificação nos textos. Já tentei deixar sem e sabe quando me incomoda visualmente? Não é algo que me impeça de ler outros blogs que não justificam. Agora que você falou deixa a leitura até mais rápida e nunca tinha pensado nisso. Mas vou levar essa sua dica em consideração. Ainda mais que vez ou outra costumo fazer texto extensos no blog.
Beijão
Henrique Araújo
Olá, Jade!
Estava refletindo sobre esse tema hoje, decidi pesquisar para saber o que profissionais da área pensam sobre. Encontrei o seu artigo. Muito elucidativo, por sinal. O leitor sempre em primeiro lugar.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Abraço,
Henrique
Gabriel S C Novaes
Ótima exemplificação. Mostro a todos meus clientes.
Valeu!