Os relatórios do Google Analytics são um verdadeiro paraíso para quem gosta de análise de dados. Ele é capaz de fazer todo tipo de coleta de maneira aprofundada sobre quem visitou seu blog. Porém sabemos que para quem não está acostumado com ele ele vai te dar alguns cabelinhos brancos.
Já conversamos sobre os dados que são apresentados no relatório geral da ferramenta, explicando as suas interações e o significado desses dados na prática do seu blog, mas agora vamos falar sobre dois relatórios dos seus leitores que são ótimos para usar de referência para próximas ações. Preparados?
Comportamento > Conteúdo do site > Todas as Páginas
Eis um dos queridinhos de qualquer blogueiro! Afinal, quem não quer saber, daquele monte de pageviews, o número específico (junto com a %) de cada postagem? E essa página te dá ainda mais informações, veja todas abaixo:
- Ele te dá o número de pageviews totais;
- Logo em seguida vem o número de pageviews únicos;
- O tempo médio em cada página é importante para você ter uma ideia de quanto tempo o seu leitor leva para ler seus posts, assim você consegue ter uma ideia se o tempo médio geral do seu blog está bom;
- A coluna de entrada significa quando o leitor entrou pelo seu blog através daquele link. Desta maneira podemos associar qual post teve a divulgação através do link direto mais bem sucedida;
- Taxa de rejeição é aquilo que já sabemos: entrou, leu, não visitou nenhuma outra página e saiu. Nesta coluna podemos ver a taxa de rejeição média de cada postagem, o que eu considero incrível, porque assim você pode estudar várias possibilidades de link building;
- A porcentagem de saída faz referência a quantos leitores saíram do seu site a partir daquele link;
- Já o valor da página é para quem usa o Analytics e o Adsense em conjunto. Nesta coluna você vai ter uma média do valor que “aquela página vale”, o que seria basicamente uma conta feita pelo próprio Analytics do quanto é arrecadado com a publicidade do seu blog dividida pelo número de pageviews.
Aquisição > Todo o tráfego > Origem/Mídia
Se no relatório anterior você viu o quanto de visitas cada conteúdo seu recebeu, neste relatório você vai descobrir de onde veio essas visitas. Facebook, Facebook mobile, link direto, url encurtada, aquele blog parceiro? Esse relatório te conta tudo!
As métricas avaliadas são divididas em três grandes grupos: Aquisição, comportamento e conversões. Cada uma delas com três colunas, que explicarei, exceto o de conversões, pois este grupo gira em torno das metas integradas ao Adsense, que você pode configurar também no Analytics. Este é um recurso bastante avançado, então é pouco provável que você faça uso dele a não ser que você tenha um tráfego muito alto.
Portanto, vamos falar abaixo de Aquisição e Comportamento.
Aquisição
- O que são as sessões já foi explicado aqui. Nesta coluna, ela funciona exatamente como a do relatório anterior, só que ao invés de pageviews, são o número de sessões que cada rede social trouxe para o seu blog.
- Já as porcentagens de novas sessões são, basicamente, quantos % das sessões feitas através daquele site/rede social em específico, foram feitos pela primeira vez.
- Enquanto a terceira coluna te dá o número de novos usuários, feito pelo número de visitantes únicos do blog.
Comportamento
- A taxa de rejeição neste relatório diz respeito à média da rejeição das visitas que vieram por aquela rede. Simples assim. Importante para saber de onde vem seus leitores mais engajados.
- Seguindo a mesma lógica, vem a páginas/sessão. Através dessa coluna você pode analisar qual a média de pageviews por sessão do público que vem através de cada site.
- E a duração média da sessão é pelo mesmo esquema, só que no tempo médio que seu leitor ficou. Curiosamente, os leitores que eu atraio através da divulgação via Facebook, ficam 65% mais de tempo que a média geral de tempo do blog.
Clayci
Analytics é uma ferramenta que vale a pena ser estudada e explorada.
Eu amo! É por ele que consigo ter controle de tudo <3
Amei a publicação
Beijos
Jade Amorim
ClayciExatamente, Clayci! Ele te dá muitas informações que ajudam sempre a melhorar seus conteúdos! 😀
Daniela Carvalho
Que post amor <3
Acabei de baixar o google analytics pra dar uma acompanhada melhor no blog depois das suas indicações.
Obrigada pela ajuda.
Um beijo.
+ Blog Danielices / Fanpage & Instagram
Jade Amorim
Daniela CarvalhoQue bom que se interessou! Espero que assim você consiga otimizar muito mais seu conteúdo! 😀
carolina Nascimento
Muito boa a sua dica do Analytics, é uma ferramenta excelente mesmo.
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
Jade Amorim
carolina NascimentoFico feliz que tenha gostado, Carol.
Aline Amorim
Muito informativo. Eu quase sempre esqueço de olhar o analytics,
Beijos
Jade Amorim
Aline AmorimAline, acredito que conferir uma vez por semana seja o suficiente pra quem não tem uma periodicidade muito alta de conteúdo. Eu olho todos os dias várias vezes por dia! hahaha
Viviane Oliveira
Jade, meu bem você lacra com esse post, sabia? ❤
Analytics é muito amor, mas confesso que ainda me perco um pouco nele, acredita?
Adorei as dicas, babe.
Beijão
Jade Amorim
Viviane OliveiraAhh, fico feliz que você goste, Vivi! É normal se perder com ele, eu espero é que com esses tutoriais você se perca menos! 😀
Michelly Melo
Adorei o post!
São tantas informações no Google Analytics que ás vezes eu me perco no que devo acompanhar. :p
Beijos
Jade Amorim
Michelly MeloOi Michelly, que bom que gostou! O que você deve acompanhar varia com o que você quer saber. Diariamente eu apenas acompanho o relatório básico, os relatórios mais avançados eu checo só uma ou duas vezes no mês! XD
Carol
Adorei o post. Eu usei o analytcs errado por muito tempo, aprendi depois que eu não tinha instalado corretamente aquele link, hoje eu dia eu amo!!! Sempre dou uma fuçada para ver se descubro novas ferramentas, adorei o seu post, super beijo
Carol, http://www.pinkisnotrose.com
Jade Amorim
CarolAcho que todo mundo que tá começando já fez isso, mas a ferramenta realmente é uma ótima aliada! 😀
Tamires
Adorei o post! Confesso que sou daquelas que não entende nada de planilhas… Fico bem confusa quando vou olhar os dados do Analytics, mas vou me esforçar para entender melhor, afinal, são ferramentas que existem para nos ajudar. Bjs!
Jade Amorim
TamiresAcho que o grande segredo para se entender planilhas é olhar um dado de cada vez. Se você for olhar aquele amontoado de coisas tudo ao mesmo tempo é difícil de entender mesmo!
Mariana Maia
Adorei seu post. É o tipo de assunto que tenho que ficar relembrando sempre. Pq não é sempre que dou uma olhada no analytics, daí acabo esquecendo o que é cada coisa. Preciso me atentar mais nisso.
Bjos!!
Jade Amorim
Mariana MaiaMari, sabe um bom jeito de sempre lembrar? Baixa o aplicativo para o celular. É o melhor jeito de sempre checar. Eu tenho um pra checar o tráfico diário e checo o tráfego mensal no computador. 😀
Mariana Maia
Jade AmorimNão sabia do app. Vou olhar isso mesmo. valeuu!
Jade Amorim
Mariana MaiaDisponha. Qualquer dúvida estou sempre à disposição. 🙂
Lívia Santana
Nossa, post maravilhoso, muito esclarecedor!!! Já até favoritei para voltar sempre e dar aquela relembrada. Eu sou A perdida do Analytics e nunca tinha lido um texto como o seu.
Jade Amorim
Lívia SantanaFico feliz que tenha sido proveitoso! Pretendo fazer vários posts do tipo, caso tenha alguma dúvida, estou à disposição. 😀