A blogsfera tá um alvoroço. É um zumzumzum de informações, reclamações e indignação desde que saiu a notícia que a Belas Artes de São Paulo resolveu abrir um curso de graduação para blogueiras, oficialmente denominado curso de Mídias Sociais Digitais.
Mas eu falo com propriedade: essa notícia não abalou nenhum de vocês mais do que eu. Afinal, no dia em que saiu essa notícia, meu tema de TCC deixou de ser viável e um semestre inteiro de planejamento e pesquisas, caiu por terra.
Faço Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo na UFMS, e sou blogueira desde 2008. Eu vivi todo o período de transição do diário ao blogueiro como formador de opinião. E, particularmente, uma coisa que sempre me perguntei foi “Quem você pensa que é?”
O tema do meu TCC era literalmente voltado à essa questão, O blogueiro como formador de opinião versus a profissão jornalística, partindo do viés que o blogueiro não tem preparação e estudo para lidar com a massa.
Afinal, quem aqui sabe o que é a teoria da agulha hipodérmica, a escola de Frankfurt ou sabe lidar com o conceito de emissor > ruído > receptor?
Você tem conhecimento e total domínio do que suas palavras podem proporcionar? Não.
Mas tudo bem, tentaram e, por um certo tempo, tiraram o meu diploma também. Quem precisa de diploma para ser jornalista né? Afinal, passamos quatro anos apenas brincando de escrever e ficar bem na frente de uma câmera.
A grande questão é que, a partir do momento que há um curso de graduação para isso, eu não posso escrever algo como se não existisse, mas também não posso falar sobre o curso porque o curso não tem histórico para ser estudado.
Resumindo: eu não tenho um objeto de estudo.
E agora eu preciso me virar com algo novo. E olha que, nem por isso, eu to revoltada com a criação do curso como vocês estão.
Nossa, meu Shen Long, que absurdo regulamentar algo que se ganha dinheiro!
MEU SHEN LONG, NÃO TEM FORMULA PARA SER BLOGUEIRO, NÃO PODE!
-
Você pode se formar em qualquer coisa de maneira autodidata. Qualquer conteúdo de qualquer profissão e curso tá no Google. E nem por isso deixaram de ir pra faculdade.
-
Qualquer profissão, se você não se destacar, você não vai sair ganhando rios de dinheiro.
-
O nome do curso é “Midias Sociais Digitais”, não se resume à blogsfera. Não significa que você vai entrar no curso e sair de lá uma Depois dos Quinze.
-
Ser blogueiro é uma paixão, não pode ser tratado como uma profissão? Eu amo ser jornalista, como aquele aluno de medicina ama ser médico. Qual a diferença mesmo?
A internet é nova demais, mutável demais, não foi conceituada. Não tem material de estudo, são poucos os que se aventuraram a pesquisar sobre ela e ela evolui muito mais rápido do que a capacidade do ser humano de acompanhá-la.
Um curso é completamente válido, mas ele vai ter que acompanhar o mercado. Como qualquer merda de curso tem que fazer.
Não é por causa disso que você não vai poder blogar, é só um caminho onde você vai aprender coisas importantes como contratos e direitos autorais que você pode aprender sozinho… como qualquer outra coisa que você pode aprender sozinho e não aprende!
O choro é livre, mas o deboche de vocês está a nível exacerbado. Tirem essa visão romântica da blogsfera, hoje qualquer empresa que se preze tem suas páginas nas redes sociais e um blog, eles precisam de alguém para administrar isso, é pra isso que esse curso tá aí.
Tão querendo regulamentar sua profissão, e vocês estão achando ruim? Meu amor, para, tá feio, tá rude. Eu perdi meu TCC, mas estou feliz com essa conquista. Pelo o que já pesquisei, os professores serão super conceituados, com doutorado, pós-doutorado e tudo mais, não vai ser aula sobre como tirar Look do Dia.
Mas agora é sério, se alguém tiver alguma ideia do que eu possa fazer da minha vida acadêmica, joga na roda.
Vanguedes
"Nossa, meu deus, que absurdo regulamentar algo que se ganha dinheiro!"
Isso resume muito bem a discussão que está sendo gerada. Gente, blogar está se tornando uma profissão. Você faz por amor? O Patch Adams também trabalhava por amor, mas nem por isso todos os médicos deviam largar a profissão e ficar clinicando de graça por aí. Pode? Pode. Mas daí a querer e fazer, são outros quinhentos.
Acho que a internet tá levando muito a sério isso de reclamar de qualquer coisa. Nem sempre a gente precisa ter uma opinião sobre alguma coisa. Às vezes dá pra deixar passar.
Adorei o post. Excelente texto e excelente reflexão.
Clay
Acho triste porque as pessoas tentam lucrar em cima de tudo..
Da mesma forma que acho triste ver as meninas entrando na blogosfera com essa visão.. Blogo desde 2005 e naquela época nunca que cogitávamos a ideia de um dia fazer dinheiro nesse espaço..
Ai fica aquela dúvida, será que a pessoa posta por prazer ou obrigação?
Meu blog não é meu trabalho, respeito quem tem esse espaço como profissão.. mas as pessoa que eu vejo ganhando dinheiro com isso, demonstra ter amor pelo que faz e isso me anima, pois por um momento penso que é possível ganhar fazendo o que gostamos
Mas essas meninas que vão entrar pra um curso desse..
Será/?
Enfim, adorei seu post =D
Beijos
Vulgo Emilie
Estou com certo receio de fazer qualquer tipo de comentário porque você parece estar alfinetando todo mundo XD. Primeiro: não fazia ideia desse curso. Segundo: não sei que sugestão dar para a sua profissão (?) – será que entendi a sua última frase? Terceiro: cara, blogar por amor é uma coisa muito legal. Porém, é só uma vertente da coisa. Quem quiser ganhar dinheiro e fazer direito visando esse lado monetário, tudo bem (não tenho nada contra). Afinal, todos precisamos de dinheiro (importa se o conseguimos por esse meio?). ♡ @ emilie
Thais
Eu acho tão estranho quando tentam tratar blog como algo fora de hobbie 🙁
Zombie Girl
Eu não trato meu blog como meu trabalho, eu acho que as pessoas querem fazer com que elas ganhem dinheiro em tudo que criam. Eu não tenho nenhuma problema com essas pessoas, que tentam lucrar com o blog delas, mas eu ainda prefiro que os blogs sejam tratados como um hobbie, uma diversão, algo prazeroso e não uma obrigação.
|| Zombies Vegetarianos ||
Bete Ovando
Eu fiquei sabendo bem por cima desse curso, nem fui pesquisar mais afundo, porque no momento o que faço em meu blog não considero trabalho e sim um passatempo, um hobbie para me distrair, nunca ganhei dinheiro com ele e isso nunca me preocupou, mas se um dia eu ver que está se tornando um trabalho quem sabe vou atrás desse curso…rsrs
Cantinho da Bete
Instagram
Facebook
Canal You Tube
Grupo:Vamos Comentar?
Stephanie Ferreira
Minha critica ao curso foi o fato dele ser meio que voltado para blogosfera (moda) sim, vai ter até palestra de blogueiras famosas de moda, mas para mim a maior critica é o fato de os cursos tradicionais já suprirem a necessidade ~blogueira~ como jornalismo, moda, gastronomia, publicidade, mkt e administração…
E outra, um curso voltado só para area digital é complicado porque como vc disse, a internet muda muito rapido, quem se formar e quem esta entrando nessa faculdade vao aprender tudo muito diferente entende?
Mas enfim, segura esse forninho que tcc é foda D:
Um beijo
Dayane Pereira
Putz, não acredito que isso aconteceu com vc! Qual a probabilidade?
Achei seu tema foda, mas pena que agora vc o perdeu :'(
Sobre o curso, eu reagi com muita indiferença. Na boa, eu não pagaria o preço pra isso, sendo que assim como você, blogo desde o tempo do "diarinho" e acho que coisas como blog e youtube não tem fórmulas mágicas, dependo do seu nicho, da sua dedicação e talento e hoje em dia, dos seus contatos (parcerias). Tem muito canal de youtube lixinho por ai mas que faz sucesso porque fulano é amigo de famosinho de youtube. Em blogs o buraco é mais embaixo, é preciso dedicação e tempo para se tornar um negócio de sucesso.
Beatriz
Nem imagino como você deve estar se sentindo com a perda do seu tema… 🙁
Eu nem sabia que tinham criado esse curso, mas concordo com você. É (mais) uma oportunidade das pessoas que já gostam tornarem isso sua profissão. (E isso meio que aconteceu comigo, já que eu gostava muito de criar sites e tals, e lá estava meu curso de Design Digital 🙂 )
Mesmo tendo a possibilidade de aprender sozinho, acho que a certificação ainda pode pesar bastante na escolha de fazer o curso. E como você disse, acho que a ideia que o pessoal tem da grade curricular pode ser diferente do que realmente é.
Camila Martins
Eu também não vi problema na criação do curso, afinal de contas, curso novo na faculdade tem todos os dias (o meu mesmo, é novo….) e nem por isso eles deixam de ter credibilidade. Mas de fato concordo que Blogueiro não se cria, não dá pra simplesmente ensinar a ser blogueiro. Mas isso se aplica a quase todas as profissões. Para se fazer algo, qualquer pessoa precisa se identificar e gostar do negócio, caso contrário não fará direito e/ou não será feliz.
Já com relação ao seu TCC, não acho que esteja inviabilizado, pois tudo o que você disse (sobre o blogueiro não ter sido formado para ser blogueiro, etc, etc) ainda existe, visto que o curso acabou de ser lançado e ainda nem tem a primeira turma formada. A criação do curso pode ser um plus no conteúdo, mostrando o quanto a área está em crescimento… Não sei, minha opinião… rss
Mas claro que o seu orientador poderá falar o negócio a sério, muito melhor que eu 😛
Beijão!!!
Blog Subexplicado
Kamilla Barcelos
Embora eu não seja contra o curso, acho no mínimo estranho. Porque até onde sei, o próprio blogueiro se faz. Mas pensando lá para frente, talvez o curso seja mais promissor. Já que atualmente blogueiro e youtubber já viraram profissão.
Mas confesso que sou mais inclinada a concordar com você do que os meus próprios argumentos. haha
laryssa
Jade, não vejo essa graduação como um requisito para ser blogueira. Como você mesma disse, é muito fácil ser autodidata com a internet. Mas Talvez cursos desse tipo pudessem ser oferecidos como pós-graduação, principalmente para a galera do marketing digital. Eu faria a graduação se ela fosse uma pós. Entendeu? haha