Feliz dia do Orgulho Nerd! Que todos andem com suas toalhas na mochila hoje!
Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, “ficção criada por fãs”. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme, HQ ou mangá/anime a que faz referência. – Fonte
Uma coisa que sempre me incomodou é aquela expressão “fan-oquê?” que saia naturalmente da boca das pessoas que me escutam dizendo que originalmente, antes de começar com o blog e entrar pro jornalismo, eu escrevia fanfics.
Ninguém nunca deu importância ou se mostrou curioso pelo meu trabalho anterior à blogsfera. Na verdade, nunca sequer chegaram a minha vida de ficwriter (escritora de fanfic) como um trabalho ou um processo de aprendizagem. Mesmo que eu tenha aprendido o português na sua íntegra por causa desse universo e tenha desenvolvido esse gosto pelas palavras lidas e escritas, todos achavam que era algo insignificante, coisa de criança.
Mas escrever fanfics é mais do que pegar personagens e situações emprestadas de uma história existente, e é uma coisa levada muito a sério a quem se dedica a esse mundo. É você criar toda uma situação na sua cabeça e conseguir passar pro papel de uma forma que a personalidade desses personagens não se alterem.
Conheço fanfics que são melhores que muitos livros que estão aí pelo mercado, conheço escritoras de noites insones, com um talento surpreendente, mas escondido. Se editoras querem descobrir novos talentos, deveriam é começar pelos sites de fanfics.
Essas comunidades nasceram com a popularização da internet, onde fãs de uma história em questão divulgava o que escrevia e lia os dos outros. Existem sites especializados em um único gênero, como de Harry Potter, X-Men, etc. Como também existem sites com todos os públicos, separados por sessões como o Fanfiction.net (site em inglês mas com suporte para outras línguas) e o Nyah! Fanfiction (100% brasileiro). São lugares incrivelmente mágico, onde você pode se encontrar para uma leitura grátis, de boa qualidade e com gêneros e temas que já te agradam. Eu, particularmente, leio fanfics de anime, que é minha paixão.
E não ache que é bagunçado não, existem classificações etárias e gêneros próprios. Como além dos tradicionais (romance, comédia, drama, terror…) há também as Oneshots (fanfic de um único capítulo), Cross Over (mais de uma história envolvida, ex: Pokemon/Harry Potter), Deathfic (onde pelo menos um dos personagens principais morrem) e assim por diante. – confira a lista completa aqui –
Caso queiram saber mais informações e tenham se interessado, podem encontrar muito material sobre no Google. E caso queiram ler minhas histórias há meu perfil no Nyah e no Fanfiction.net. Logo terá a ultima parte de Pedra Granada para vocês, resenha pretendo trazer ainda essa semana e em Junho a primeira postagem na tag Escritor do Mês. Aguardem.
Nilson Nobre.
Adorei a postagem!!
Gosto muito de ler fanfics e escrever tbm 😀
bjs
aspiranteajuiz.blogspot.com
Alessandra Rocha
Tambem ja fui ficwriter! Embora meu gosto pela escrita tenha se tomado por via do RPG, ja vi muitos talentos escondidos no fanfiction.net e no floreios e borrões! Inclusive 90% das fanfics que eu escrevi são de Harry Potter hahahaha
Muito bom Jade, tambem me irrito com esses "fic-oque?" que ja cansei de ouvir, por isso nunca divulguei muito meus trabalhos em off, eu gosto dessa coisa marginalizada e quase que exclusiva que é o mundo das fanfics, só quem escreve/le entende e eu sempre prezei muito por isso!
Acho que depois dessa vou até ressucitar algumas das minhas fics haha
beijão!
Lu Rosário
Não conhecia esse termo.
Hoje saí daqui aprendendo mais um pouquinho.. e elogiando voce pela clareza com que nos falou sobre o assunto.
Beijos.
Evelyn Coutinho
Hey. Muito obrigada pela visita.
Confesso que adoro animes e tudo que vem do Japão…
Costumo ler Fanfic de Harry Potter e outros! Ate porque alguns Fanfics são melhores que as historias reais.
PS: O site onde eu peguei o formulario de comentario e o reblogger!
by: http://evelyn-coutinho.blogspot.com.br/ (Time To Fly)
Aline V. Melo
tem uma prima minha que adoravaaaa escrever fanfic… hehehe
=)
eu adorava ler!
beijinhos
Pollyanna Campos
Eu amo escrever fanfic, de verdade *-* Concordo com você, tem muita fanfic dez mil vezes melhor que muito livro e muitos autores talentosos que não foram descobertos ainda. O nyah! é um ótimo site de fanfics, e não podemos esquecer dos autores que postam em orkut e essas coisas, que são muitos! Parabéns pelo post!
Beijos
@PollyanaCampos
http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/
Sammy
Ótima postagem Jade, além de informativa, você esclareceu bem o fatos, mostrando que ao criar uma fic é um processo de aprendizado também. Todos aqueles que se aventuram nesse mundo acabam tendo experiencias que podem transformar o criar de fanfic em um futuro escritor também.
Eu mesma adoro, mas prefiro apenas criar oneshots, tenho um pessimo problema de não conseguir encontrar o final de uma estória longa criada por mim, rsrs.
Jade, fico muito contente que tenha gostado dos marcadores do DIAE, se você quiser e te mando alguns pelo correio!
Me mande um e-mail com seus dados, para que eu mande os marcadores.
Bjs
http://www.daimaginacaoaescrita.com
Hellen
Ah eu gosto desse site, mas tem umas fanfics que são bem indevidas também ://
http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com.br/
Inercya
Conheço pessoas que lêem, mas nunca consegui entender esse universo. Mas acho legal, pois como você disse, estimula a leitura e também estimula os outros a escreverem. Adorei saber um pouco mais disso.
:*
Thábata Bauer
Gostei muito deste site, não conhecia ainda. Beijos, http://www.thingsofadreamer.blogspot.com
Jeniffer Yara
Ouvi falar sobre fanfic não há muito tempo atrás, e não sabia exatamente do que se tratava, conheço uns blogs que escrevem Oneshots, e sempre eles colocam isso antes da estória e eu nunca entendia. hehe' Mas enfim, é um mundo interessante, por que pegar personagens já criados e transformá-los e criar estórias em cima disso não deve ser fácil e quem escreve precisa de muito criatividade, eu acho, e é uma das coisas que invejo, criatividade em criar estórias, narrações… Sou péssima nisso :X
Gostei do post Jade, foi/é uma coisa importante não só pra você mas pra vários blogueiros e não blogueiros e a maioria não conhece ou não entende o que é fanfic(like me).
Awn, eu entendo que você anda ocupada com a Universidade, normal, mas pode acreditar, entre ter um blog com 'x' seguidores e estar atolada de trabalhos e provas de faculdade, se pudesse, eu escolheria a segunda opção :X Não sei até quando levarei essa vida de 'vagal'. haush'
Sobre o projeto, a Anne andou muito ocupada também, estamos tentando marcar de nos encontrar,rs. Mas dá pra gente esperar até as férias, onde todas(você,a Thami e a Anne) vão estar livres das facul's e nós poderemos trocar os livros mais facilmente ;}
E que bom que está voltando a postar de novo aqui o/ Que as férias venham logo o/
Beijos ><
Meu outro lado
Thaís Cavalcante
Ótimo post! E foi bom porque retratou em detalhes o que são realmente as fanfics. Eu particularmente adoro e a galera que as escreve tem uma criatividade e tanto, apesar de usar os mesmos personagens e se basear numa estória já existente.
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com
Luara Cardoso
Já tive vontade de escrever fanfics, mas não levo muito jeito pra isso. :/
Um beijo,
Luara – Estante Vertical
Amanda Cristine
Eu adoro escrever fanfics. Sem dúvidas, é o que eu mais gosto de escrever. Eu me apego com os personagens, com a história, e pode ficar do meu jeito.
Esperando por Pedra Granada, rs.
beijos.
Amanda – Doce Diário
Ana Chamilete
Pra falar a verdade, não sou muito ligada em fanfics, mas acho incrível. Só acabo não reservando um tempinho pra pesquisar mais sobre isso. :S
Sobre seu comentário no meu blog… Pode deixar, vou montar um post lindo falando sobre os suéters! *-* Beijos, beijos.
http://deargirlsupdated.blogspot.com
Simplesmente (P.)
Oi, vim rapidinho agradecer a visita e li seu post, menina por um fanfic, eu embarquei em um mundo que me levou a outro e no fim das contas aqui estou na blogosfera!
Eu adoro quando encontro no caminho um fanfic bem escrito, e com personagens que eu gosto!
Beijos tenha uma ótima semana! Pri.
http://www.metamorfoseparalela.com.br/
Gabriele Santos
Não conhecia o mundo das fanfics e fiquei SUPER interessada em ler.
Vou me cadastrar no site e acompanhar sempre que possível.
Pelo que você descreveu, acredito que realmente o mundo das fanfica ajude as pessoas a embarcarem ainda mais no mundo da leitura e a melhorar a sua escrita.
Gostei da dica 😀
(eu ainda não li fallen, por isso não sei dizer o que se assemelha ou nçao com hush hush rsrs, mas é um livro comum para jovens. O que movimenta o livro são os mistérios- são de arrepiar- e Patch s2 UASUUAHSA)
http://gabipuppe.blogspot.com.br/
Angela Graziela
Mas sempre é assim, a gente faz um trabalho super serio e se dedica ao maximo, mas ninguem da importancia, acha que é perca de tempo
Também é assim em relação ao meu blog, ninguem acredita que é um trabalho serio…
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Debbys
sério q eles queriam que fanfic virasse crime?? Meu Deus, não entendi essa não.. é mta falta do que fazer mesmo viu.. kakakakak
eu já escrevi algumas, mas não tenho muito o jeito.. li outras incríveis.. oq eu mais gosto em fanfic é que ela ajuda manter a história acessa, principalmente aquelas que já terminaram.. afinal, vc ainda tem coisas novas pra ler sobre os personagens q vc curte e talz…
gostei mt do post! depois quero ler umas suas.. xD
bjusss
Filipe Machado
Já conheço fanfic há um bom tempo, já me aventurei em escrever algumas, mas nunca publiquei… acabei perdendo e tal, mas não sou muito bom em escrever fanfics, sou melhores lendo-as. E realmente, tem muita coisa melhor do que as histórias originais. Tem muita gente talentosa por aí, escondida…
Eu prefiro as fics mais curtas, com menos capítulos, porque sou mega preguiçoso pra isso, sabe… Mas enfim, curti muito a postagem e concordo bastante com você 😉