Muitos acreditam que quando se vai ter aulas de fotografia, a única coisa que você aprende é como manusear uma câmera e seus aspectos técnicos. Sinto grande contentamento em informar-lhes que isso não é verdade.
Um aspecto muito abordado na fotografia é a sua parte histórica. Desde a criação da máquina fotográfica até seu aspecto socio-cultural. A questão de ser ou não arte e todas as suas utilidades à parte.
Com o tempo os fotógrafos perceberam aquilo que para nós hoje é muito claro “uma imagem vale mais que mil palavras”. De todos que utilizaram este método para “dar ao leitor um testemunho, mostrar a quem não está lá como é ou o que sucedeu e como sucedeu”, o que mais me chamou a atenção e que mais me comoveu com seu trabalho foi o Sociólogo Lewis Hine (1874-1940).
Entre 1908 e 1924, Hine produziu um grande material sobre a vida das crianças norte-americanas. Contratado pelo Comitê Nacional do Trabalho Infantil, suas imagens – mais de 5 mil em papel e outras 300 em negativos de vidro -, pesquisa e documentos influenciaram na criação de diversas leis trabalhistas e de reformas sociais.
Encaradas apenas como documentos, Hine só foi reconhecido como o grande fotógrafo que é após de sua morte. Essa imagem da garota é uma das – apesar de não ser a mais – famosas, dentro de uma fábrica textil, olha pela janela com ar nostálgico e desejoso. Podemos ter várias impressões dela através de sua expressão, mas nenhuma diz que ela gosta de estar ali onde está.
A sistemática documentação das crianças em retratos posados é um dos destaques de sua produção. Hine acreditava que o semblante de uma criança poderia mostrar muito mais do que qualquer outro tipo de prova sobre a realidade do trabalho infantil. (fonte)




Juliana
Nossa apesar de tota a tristeza envolta do trabalho infatil as imagens são muito lindas!Simplismente amei. Você está fazendo curso de fotogafia? que magico *o*
Beijos. ;D
Rita Araújo
Não sabia tanto sobre Lewis… Que demais você cursando Jornalismo *-* A problemática que você traz (in)diretamente com o post é das mais polêmicas, é sempre bom ver que os blogs não têm só conteúdo frufru. As fotos são muito fantásticas mesmo 🙂
http://gabipuppe.blogspot.com.br/
Laila
*Respondendo ao seu comentário lá no blog:
Eu realmente não gosto de fazer as coisas do jeito que todo mundo faz, até porque não acho necessário. Aquele foi o livro mais votado, e a resenha para mim tem a finalidade de mostrar novas opções de leituras a todos. O que vai importar ali é a sinopse, e claro: eu dei minha expectativa sobre o livro, mas se você deseja assim, quando eu ler vou dizer o que achei, O.K? Bjinhos, Laila 😉
Sammy
São muito tristes, podemos ver a sensibilidade das crianças, a tristeza em crescer antes do tempo, é de tocar o coração essas fotos!
Bjs
http://www.daimaginacaoaescrita.com
ilustradas
saudades do primeiro ano de faculdade, que vinha com as aulas de fotografia!
Lu Rosário
O meu melhor trabalho com poesias foi em um projeto no qual me inspirei em fotografias.. cada uma mais comovente que a outra.. de idas e vindas de povoados e lugares próximos até a cidade onde moro. Bom demais!
A fotografia nos transporta.
Beijos.
Amanda Cristine
Não sabia sobre esse Lewis Hine, e as imagens dele são realmente muito tocantes. São tão tristes e tão verdadeiras. Ver como as crianças tinhas a infância interrompida, por terem que trabalhar.
Post muito bom, e muito interessante.
Beijos Jade 😉
http://the-mandie.blogspot.com.br/
Jessica Belle
Eu tbm pretendo cursar jornalismo, achei super valida sua postagem.
Inercya
Tem gente que já nasce com olhar de fotógrafo, né? As imagens são tocantes mesmo. Belo post, Jade! Eu gosto de fotografia, mas creio que não tenho talento e nem olhar para isso. Em vez de produzir fotos, eu prefiro admirar as que os outros tiram. 🙂
;*
Hellen
Nossa essas imagens são mesmo de cortar o coração. Que bom que vai cursar fotografia *-*
http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com.br/
Rafaela
Adoro fotografia e acho que muito mais do que técnica e máquina profissional – um pouco de sensibilidade faz toda a diferença.
Uma ótima sexta-feira!
Bjs
Rafaelando
Tay
Nossa, que olhar ele tem, viu. As fotos passam MUITA emoção. Eu sou louca por fotografia, e pretendo fazer um curso um dia também.
Jeniffer Yara
Sou fascinada por fotografia, ainda quero aprender mais sobre isso, com certeza a obra desse fotógrafo também me tocou, achei bem interessante. Demonstra que fotografia pode nos remeter diversos sentimentos e sensações, sejam boas ou ruins.
Boas provas pra você Jade *O*
Beijos
Meu outro lado
Fernanda Falleiro
Lindas fotos e tristes. o trabalho dele é muito impressionante mesmo, e pensar que isso ainda acontece em alguns países…
bjos
HONORATO, Sandro
Olá 🙂
Acho que ser fotografo é uma das melhores profissões do mundo.
Você pode registrar momentos sabe? sendo bons ou ruins
Gostei das fotos escolhidas apesar de tristes >.<
Beijos e cuide-se
RIMAS DO PRETO
Thábata Bauer
Amei o post, muito interessante, principalmente para mim que sou fanática por fotografia e decoração. Mas o que mais me chamou a atenção foram as imagens de partir o coração, principalmente a terceira. Realmente, o trabalho infantil é de magoar qualquer ser humano. Beijos, http://www.thingsofadreamer.blogspot.com
@_carlabresa
JADEEEEE ~le chora
Que saudade de você, velho. Eu sei que perdi uns um milhão de textos seus aqui, mas até cheguei em um bom. Gostei dessa visão de que fotografia é uma representação da realidade tal como ela é. Bem antigo esse pensamento, mas interessante.
Claro que hoje em dia a fotografia já ultrapassou essa fronteira, né? Amei as fotos das criancinhas deprês ali. Começo minhas aulas de fotografia dia 3. Por enquanto só cinema 😛
Desculpa demorar milenios pra voltar, mas sabe quando você meio que satura do blog? Então.
Só que já estou de volta! *-*
Beijo, gatonaaa.. saudade(2)
Dayane Pereira
Eu aprendi a amar fotografia ao passo que fui estudando mais sobre o assunto. Antes de conhecimentos técnicos, o fotógrafo precisa ter MUITA humanindade e sensibilidade.
Ps: Eu estudo publicidade!
Bjos
Dayane Pereira
*Humanidade
Luís Gustavo Brito Dias
– Hine sempre foi magnífico.
de alguma forma, ele sabia muito bem sintetizar a crítica e a filosofia do que queria passar em apenas um shot.
grande abraço.
Ana Chamilete
Adorei saber um pouquinho mais sobre Fotografia! Eu acho suuuper legal, e sempre tive vontade de fazer um curso! 🙂 Beijos, beijos.
http://deargirlsupdated.blogspot.com
Aline V. Melo
Poxa muito legal… eu AMO fotografia e queria muito fazer um curso, mas apenas por diversão mesmo, não penso em levar a sério como profissão… mas acho muito legal!!!
Achei interessante tb esse tal de Lewis Hine que eu nem conhecia, adorei as fotos dele!
Beijão
Carlos
meu professor de fotografia na faculdade disse "se você veio aqui aprender técnica, pode ir embora. a gente tá aqui pra pensar a fotografia". apesar dele ser um mala completo, achei muito certo.
Simplesmente (P.)
Menina pura verdade… Uma imagem vale mesmo mais que mil palavras amei seu post… Aqui em no museu Oscar Niemeyer sempre tem exposições de fotos maravilhosas, vi uma mês passado que choquei com a realidade!
E nossa demorei a responder devido a Bienal, mas estou aqui… Você não faz ideia que maravilhoso foi o evento todo!!!
Tenho muitas coisas pra contar no blog no decorrer da semana postarei tudo!!
Beijosss
Pri.
http://www.metamorfoseparalela.com.br/
รяª Nathalia
OMH! Estais fazendo curso de fotografia ? Velho que inveja de vc hueie
Sou apaixonada por fotografia desse tipo de arte.
Essas fotos são de cortar o coração.
Um tempin atras eu estava assistindo um documentário daquele fotografo que registrou uma menina correndo totalmente Nua, com queimadura de 3 grau. Na segunda guerra mundial.
Fiquei fascinada!
Fernando
Olá Jade
Que bom q encontrei mais uma colega de curso rs
São imagens difíceis mesmo, de uma época em que era considerado normal as crianças trabalhando com uma rotina de adultos e até mais dura.
É um retrato da história, é bom estudar fotografia por conta disso, é a história da humanidade através de imagens.
gde abraço
excelente post
Fernando dos Santos
http://fernopinari.blogspot.com.br/
Vanessa
Como eu queria fazer uma disciplina envolvendo fotografia! Mas é preciso ter muita sensibilidade mesmo pra trabalhar com isso, né? Fiquei impressionada com as fotos que colocou no post.
Luara Cardoso
Simplesmente adorei o post! Realmente, as imagens acabam com a gente. :/
Um beijo,
Luara – Estante Vertical
Angela Graziela
Essas fotos são lindas, querendo dizer que mostra a realizade com perfeição
E quando o fotografo sabe usar seu talendo faz um frande trabalho
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Natalia
Que demais essas fotos e essa história! Eu também vou ter uma cadeira de fotografia na faculdade, e é uma das que eu mais espero <3
Erica Ferro
Que luxo! Adorei o post!
Sou encantada por fotografia. É verdade que eu não gosto que me fotografem, mas eu adoro fotografar, especialmente lugares e paisagens. Acho muito interessante.
Matheus Amaral
ooi jade, as imagens são lindas,como mostra a foto, por tras de todo uma imagem existe a dura realidade 😀
adorei o post !
http://amaralstarlight.blogspot.com.br/
escutaessa.blogspot.com
Ótimo post!
Realmente a fotografia tem que capturar a essência do momento e tentar transmitir a emoção.
Sou formada em fotografia, me formei na época que ainda nem tinha camera digital por aqui rsrs e adorei cada aula, cada passeio fotográfico, cada foto que eu mesma revelava no quarto escuro… realmente é uma delícia.
Sou apaixonada por fotografia
Bjs
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Gabriela Freitas
Quero Jornalismo…
Sou louca por fotografias, acho maravilhoso! Amo fotos. rs
http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/
Deyse Sales
Sou apaixonada por fotografias. Amei.
Beijos <3
Marcos de Sousa
Simplesmente maravilhosas essas fotos, apesar de triste. Cursar jornalismo deve ser muito bom.
Beijos
Yara Andrade
Amei o post, adoro o trabalho do Lewis Hine, e me emociono quando vejo cada uma de suas fotografias. Muito legal o post, principalmente porque sonho em cursar fotografia ou jornalismo *-*.
Beijos.
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com
Debbys
Por incrível que pareça não tem Fotografia na grade do meu curso de Design Gráfico, o que todos acham um verdadeiro absurdo, já que tratamos da imagem de forma tão íntima. Mas tem alguns cursos de extensão, optativas e workshops… Eu ia fazer uma optativa esse semestre, mas graças a Deus desisti a tempo, pq ando cheia de coisas.. Imagina se estivesse numa optativa? Nuss.. mas pretendo fazer assim que puder… é lindo! ^^
bjão!
Evelyn Coutinho
Adoro seu blog… Por isso criei o meu inspirado no seu s2
Ja to seguindo ^^
da um visitinha no meu ^^
Jun
Hey Jade, obrigada por responder =)
Bem, esse post sobre Hine me deixou chocada também, nunca tinha ouvido falar sobre ele e realmente, pensar na fotografia como ferramenta de abordagem social e e econômica é algo de que a maioria, inclusive eu, vive esquecendo. As imagens são realmente chocantes, e isso porque é nos EUA, agora imagine então na Inglaterra, onde as crianças desde a Revolução Industrial trabalhavam como escravos? Terrível, o que as pessoas já tiveram coragem de fazer com as outras em nome do capital :[
Ps.: muito legal essa parte do seu curso, acho que ninguém aqui vai reclamar se você postar mais coisas na categoria de Curiosidades ˆˆ
Bisous
Camilla Martins - {http://sugar-dance.org}
Eu amo fotografia, estou doida pra fazer um curso disso na Fábrica de Culturas.
Hey, o Sugar Dance tá de volta! Confere lá o novo theme e o novo post 😉
Bjonas e fique com Deus ♥
Camilla Martins – http://sugar-dance.org