Acredito que todos nós já cansamos de ver em blogs por aí postagens com dicas para se ter um bom blog e ter sucesso com ele. Alguns destes posts vindo de lugares antigos, com experiência suficiente para falar alguma coisa. Outros, não tinham nem duas dúzias de posts para poderem dizer que estavam falando aquilo por experiência própria.
Não que esses sejam meus alvos de crítica hoje, longe de mim. No fim, com experiência ou sem experiência todos dizem a mesma coisa: Posts interessantes e bem escritos; bom layout; comentar falando alguma coisa e blábláblá.
Mas eles sempre esquecem de uma coisinha que julgo importante, e acho que, com esse post sendo o meu de número 220 e tendo mais de 3 anos de blogsfera, tenho todo o direito de dar o meu pitaco.
Enfim, o que quero dizer tem absolutamente tudo haver com o título “A porta da rua é a serventia da casa”. Simples assim.
Quando você cria um blog e deixa ele aberto para todos verem além de liberar os comentários, você assinou os termos de risco para críticas e sugestões. Só que devemos deixar bem claro que críticas e sugestões construtivas. A coisa mais importante que eles esquecem de colocar nas dicas do bom blog:
- O blog é seu, unicamente seu, e você posta nele o que/como quiser.
Iria ignorar seu comentário, porque até onde eu sei, o blog é meu e eu posto nele o quê e da forma que me interessar. Mas resolvi vir aqui te dar esse toque, porque sugestões e críticas são sempre muito bem-vindas, mas tem coisa que se um leitor não gosta, como diria minha mãe, a porta da rua é a serventia da casa.”
Esse é o pequeno trecho da resposta que fiz no blog de uma pequena infeliz que veio fazer o tipo de comentário inútil que citei logo acima. Mas essa não foi a primeira e muito menos será a última, porque uma coisa que esqueceram de ensinar aqui na blogsfera foi a tal da Etiqueta.
Apenas embasada naquela regra ali em cima, muitos conflitos seriam evitados e nosso mundinho online seria um lugar muito mais feliz e colorido. Você, blogueiro, não tem que postar para agradar ninguém além de si mesmo. É o seu cantinho. Você está escrevendo para que pessoas que se identificam com a sua opinião, venham compartilhá-la.
Então, vamos fazer um acordo: Não deixe nunca ninguém dizer o que você deve postar ou como deve postar, ok? E se alguém vier te coagir, pode contar comigo. 🙂
- Quatro maneiras para conseguir tudo que quiser de um homem
“(…)Existem várias formas de se conseguir qualquer coisa de um homem, variando apenas no estágio de relacionamento e nível de persuasão. O que funciona com uns, pode não funcionar com outros. Quanto mais antigo for seu relacionamento, mais você pode abusar destes artifícios.
Para ilustrar o que quero dizer, vamos criar um exemplo palpável. Supõe-se que você quer/precisa muito comprar uma certa coleção de livros. É algo que não é exatamente necessário, mas ainda assim sente a necessidade de ter. O primeiro método, que pode ser usado com um ficante ou até mesmo um pai: a indireta” (leia mais)
É isso aí pessoal, eu estava com esse assunto entalado tem um tempinho já. Alguns amigos blogueiros acompanharam minha revolta via twitter. Aquele trecho eu realmente postei num blog, mas é só uma parte do imenso comentário que fiz lá. Espero que tenham entendido a parte do “pode contar comigo”, porque eu acho esses acontecimentos muito indignos. Leiam meu post novo lá no Pleinco, hein, e cliquem no coraçãozinho para que eu fique bem colocada no site. Próximo post? Resenha de The Walking Dead #ajadepira. haha
Isabella M.
Assino embaixo 🙂 porque eu devo aceitar criticas inúteis sobre algo tão pessoal quanto meu blog? Só aceito criticas construtivas e com fundamento :3
Debbys
ahh, meu melhor método pra gente assim é ignorar… pq sério, receber um comentário idiota e meio a tantos outros legais, tenho até preguiça de responder, isso quando a pessoa tem coragem de se nomear e não posta cm anônimo né!kakakakakaka.. mas deve ter cm impedir postagens anônimas ne.. dã pra mim.. mas qd vc lê algo escroto bate sim akela decepção e chateação.. mas é nessa hora que tem que ligar o fod*-se e ser feliz.. kakaka
sobre morar sozinha, eu pretendo, mas nos próximos dois anos com certeza ainda vou estar no mesmo teto do meu pai, pq preciso juntar dinheiro E me formar antes de qualquer coisa… hehehe
bjinhus flor! quero ver logo sua resenha de The walking dead.. *-*
Amanda Cristine
Concordo com você! Eu já nem leio mais esses post estilo "Como ter um blog de sucesso" porque se não eu passo raiva. Eles querem manipular o que você posta, como você posta. Sou a favor de você postar o que você quiser, porque eu prefiro ter seguidores que gostem do meu blog pelo que ele é, do que pelo que eu escrevo só pra ter "fama".
Você está certa, Jade!
beijos,
the-mandie.blogspot.com.br
Sammy
Absolutamente verdade! Achei que etiqueta é que mais falta. Afinal, o blog é do autor, e como vc disse, cabe a ele escolher como serão suas postagens, a quantidade e etc. Pessoas assim, que não sabem como fazer uma critica construtiva, não tem postura para dizer alguma coisa.
Bjs
http://www.daimaginacaoaescrita.com
Juliana Pires
Ainda bem que eu nunca passei por isso, concordo com tudo que você escreveu, nós criamos um blog, lemos os livros por amor (pq eu amo a literatura), escrevemos resenhas em que nos empenhamos bastante, postamos novidades, resenhas de filmes, coisas sobre musica, que nos agradam, eu não admito que uma pessoa venha me falar que não gostou ou que eu devia ter feito de outro jeito, eu não estou postando um conteudo para agradar um publico alvo e sim por que é o meu gosto pessoal, os comentários são sempre bem vindos, mas eu não entendo o que uma pessoa quer dar vida quando faz um comentário sem noção, se você não gosta você ignora, pelo menos eu faço isso e agradeceria que as pessoas fizessem os mesmo.
Beijos
sobremimemeumundo.blogspot.com
Thamy
Concordo com você, o blog é seu e voce posta sobre o que quer. Acho digno. E como a Debby disse, eu nem me dou o trabalho de comentar de volta. O silêncio é mortal ( mesmo que por dentro eu esteja explodindo).
Beijos!
Jeniffer Yara
Que bom que você escreveu um post falando sobre isso Jade. A menina te respondeu depois de você ter comentado lá no blog dela?
Enfim, já sabes que super concordo com você. O blog é nosso, devemos postar aquilo que queremos, que achamos legal ou que gostamos ou que mesmo precisamos postar(como um desabafo) e não o que os outros querem. Se eu fosse postar o que uma maioria quer, iria postar sobre fofocas de celebridadse, os estilos de famosas adolescentes, livros conhecidos e filmes de comédia romântica com Ashton Kutcher. rs Generalizei, mas é basicamente isso. Enfim, teve toda razão de comentar o que você comentou no blog da garota. Eu sei que você tem uma baita experiência já com seu blog, e vir uma blogueira *novata* do nada e ainda criticar a forma como você posta em SEU blog, é demais né.
Vou dar uma visitada no seu post no Pleinco sim ><
Beijos
• Francelle Morgan •
É isso aí! Eu também acredito nisso: devemos escrever sobre o que gostamos em primeiro lugar,já que é o nosso blog! Se a pessoa acessar o blog e não curtir,é só procurar por outro no Google e vai encontrar centeenas! No momento em que uma pessoa consegue determinar o que o dono de um blog vai escrever,esse dono do blog não é mais 'o dono' mesmo,e já perdeu a identidade do blog há teempos!
Ameei o que você escreveu.É bom saber que alguém pensa como eu!
Beeijo fofa
http://blogmymemories.tk
Andreia
Algumas pessoas simplesmente não conseguem entender a diferença entre uma critica CONSTRUTIVA e uma critica DESTRUTIVA. Todos deveríamos gostar de receber criticas, muito mais do que elogios. Porque são as criticas – construtivas – que nos ajudam a crescer. E isso em qualquer campo da nossa vida.
Acho que se um blog é publico, quero dizer que é para todos lerem e não apenas alguns. Mas não sei. Se criticamos, mesmo que seja com boa fé, lá vem a pessoa com sete pedras mão me dizer quem sou eu para criticá-la!. Aprendi a criticar sem me envolver muito. Critica educadamente e a se a pessoa não gostou, é como dissestes: a porta é serventia da casa.
De qualquer forma, isso me faz pergunta qual a razão de escrever(um post ou o que sejam) se so querem recebe elogios. Eu quando escrevo, pelo menos espero que quem leu me diga se encontrou algum erro ortográfico (acho maravilhoso quando me dizem isto! e não, não estou a ser sarcástica y.y), ou se há alguma no texto que não tem muita lógica. Com o sono ou com cansaço, pode escapar algum erro grotesco ne?
Deus nos livros desses "blogueiros" que são só pavões que blogueiros.
(Hum… o comentário ficou enorme. T____T E acho que divaguei demais. .___.)
Lu Rosário
Jade, já me deparei com situação de crítica pesada.. mas a pessoa era tão otária que não se identificou. Comentou com anônimo. Então não respondi nem nada. Tem gente que não tem noção meeesmo.
Como você mesma diz, A porta da rua é serventia da casa..rs
Beijos.
Erica Ferro
É um saco esse povo que vai dar pitaco no blog alheio. Cara, que povo chato! Eu detesto gente que fica cagando regra, dizendo que algo deve ser assim e assado. VÉI, NA BOA, não ofendendo o próprio blogueiro ou seus leitores, posta-se o que quiser, como quiser e quando quiser. O que tem que ter sempre é respeito tanto por si mesmo quanto pelos outros. Simples.
รяª Nathalia
Eu concordo plenamente com vc!
Meu blog sem querer acabou virando um Diário virtual, onde eu exponho minha opinião, e não aceito pessoas que veem me criticar de forma chula.
Thábata Bauer
Concordo contigo 😉 Beijos!
http://www.thingsofadreamer.blogspot.com
Akemi Takarai
Concordo plenamente!
Hoje em dia os Blogs não são mais tratar do que você quer, mas de um padrão imposto por blogueiras que as vezes não tem nem meia duzia de postagens!
As pessoas perceberam que os blogs mais vistos são aqueles feitos para os leitores e que mostram o que eles querem ler, eu não tenho nada contra quem gosta de agradar seus leitores, eu mesma as vezes penso mais em quem lê do que em mim, mas nunca quis q meu blog mudasse pra ser algo alem de meu sabe?
Não tenho muito o q falar pois realmente, já falou tudo o que penso!
Beijinhos e Feliz Páscoa! ^^
http://akemi-takarai.blogspot.com.br/
Laila
Concordo plenamente. Eu ignoro, essas pessoas não tem o que fazer, e se não gostam do blog.. tchauzinho! simples assim. Amei o post, obrigada pelo comentário no meu blog 😉 bjs, Laila.
http://www.gotasdeframboesa.blogspot.com
feliz páscoa ! ^^
Gabi
Oi
Concordo com tudo que disse. Acho que críticas construtivas são ótimas para melhorar o conteúdo, mas é preciso pensar se realmente você quer mudar algumas coisas. Porque talvez algo que eu goste muito no meu blog não agrade outras pessoas e vice e versa.
Gabi
Déborah-alana
Jade como você disse o blog é de cada um, é pessoal e você coloca nele o que quiser, tem gente que só sabe criticar, tem certas coisas que realmente não curto muito, que é a verificação de palavras, mas NUNCA deixei de comentar por causa dela, mas o que você disse é certo se não gosta a porta da rua é serventia da casa! É isso mesmo Jade desentala tudo que tem aí e fala mesmo :* beijão e Boa Páscoa
Carol
Adorei o post e concordo com você!
Muitas pessoas não compreender a liberdade de expressão e gostos diversificados… e criticam de maneira destrutiva.
Saber lidar com todo tipo de critica e ter todos os 'clichês' de um bom blog faz o blogueiro ter sucesso!
Ótimo post e belíssima abordagem!
Beijos,
#Resenha falada.
Hellen
Concordo com tudo o que vc disse! Muitos blogueiros vem com criticas e na hora dá muita raiva mesmo kk
http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com.br
Camilla Martins - {http://sugar-dance.org}
Oie Jade, tudo bem?
CARAMBA, que momento hein? Mas você tem razão: há uma grande diferença entre críticas e críticas construtivas!
Tem post novinho no meu blog! Confere lá *-*
Feliz Páscoa!
Bjonas e fique com Deus ♥
Camilla Martins – http://sugar-dance.org
Paloma Viricio:: Jornalismo na Alma::
Realmente tem pessoas que visitam nosso blog e colocam comentários ridículos e super sem sentido. As pessoas deveriam ter mais etiqueta na internet mesmo! Argh…tem cada um!
Beijos!
http://palomaviricio.blogspot.com.br
Gabriela
Quando eu vejo alguma coisa ruim num blog eu nem comento mais. Porque mesmo eu sendo educada, as pessoas sempre acham que a gente quer brigar. Daí eu fico na minha. Tem posts que são péssimos e quando olho os comentários ta cheio de 'Perfeito, vou fazer'. Olha, eu acho esse tipo de comentário uma falsidade, e as novas blogueiras ficam acreditando nisso.. Até a foto dela aparecer no Shame on you blogueira. Acho também que muitos blogs postam sempre as mesmas coisas, que nem você disse mesmo, posts dando dicas e tals, e você passa pelos blogs e se depara com as mesmas dicas e tudo mais. Eu acho que pra se ter um blog e ele fazer sucesso, você tem que ser uma pessoa de opinião, com objetivos e que saiba respeitar os outros blogueiros. É essencial!
Seguindo aqui também gatita. 😉
Burnny
Gabriela
Explicando melhor minha opinião: Tipo, eu já vi blogs com letra clara demais e quando disse a pessoa foi grossa, entende? Acho que na blogosfera cada um cuida de si, o melhor é não fazer crítica alguma. Só não concordo com falsidade. Ótimo post, amei sua sinceridade.
Vanessa
Você fez muito bem em soltar o verbo nesse post. Eu não gosto desses posts que dizem como deve ser um blog, pois não acho que exista uma fórmula. Cada blogueiro precisa viver uma experiência única. Agora, etiqueta na blogosfera é essencial, né? Concordo com o que expôs como crítica construtiva e como intromissão. Um pouco de semancol faz bem. Se não gosto de um blog, neeeeeeeem comento nele. Fecho a porta.
Lucas
Saudadessss Jade,
Acho que estou voltando a escrever rsrs 3 anos de blog? acho que o meu também… segredo do sucesso? aff primeiro definam o que é sucesso rsrs
Concordo com o que você escreveu. aqui é 1 'casa aberta' sujeita a qualquer coisa… criticas…
=( vc não vizualiza meu blog… se eu voltar mesmo altero meu layout =)
3 anos de blog. primeiro post q vejo está com 24 comentários, vc é 1 sucesso e uma amiga =)
bjxxx
Simplesmente (P.)
Ameii teu post é isso mesmo, concordo em número, gênero e grau… O blog é um lugar nosso que dividimos com os demais, e as criticas são bem vindas, mas não quer dizer que tenhamos que aceitá-las sorrindo falsamente, cada um sabe bem o que quer ou não postar… No 1º post do meu blog eu deixei isso bem claro com as seguintes palavras: "E não critique, não ouse desperdiçar seu tempo em dizer que estou errada, meu mundo paralelo não sofre danos com a inveja alheia!"
E pra quem quiser se cansar em criticar fique a vontade é só o trabalho de criticar e se sentir ignorado!!! rsrsr
Beijinhos da Pri.
http://www.metamorfoseparalela.com.br/
Thábata Bauer
Concordo contigo, apenas aceito críticas construtivas. Já em questão de posts, acredito que qualidade e quantidade devem andar juntos. Ah, o post que fiz sobre o blog estar sempre atualizado foi uma dica, não quer dizer que meu leitor é obrigado a seguir 😉 Beijos, http://www.thingsofadreamer.blogspot.com
Bel *
Complicado isso né?
Já recebi muitos comentários desagradáveis e por esse motivo coloquei moderação nos comentários, as pessoas devem ter cuidado com o que fala né?!
Endry
Adorei o post, querida!
Uma coisa interessante seria criar um manual de etiqueta da blogosfera, seria muito útil! 😉
beijo grande :*
Inercya
Acredito que sugestões e críticas construtivas são válidas e argumentações sobre não concordar com aquilo também. Você está certíssima, Jade. Parabéns por expor isso dessa maneira.
Se acha ruim o que os outros escrevem, por que ficam lendo, né? A porta está aberta pra sair a hora que quiser.
:*