Segundo o contexto em que essa frase foi proferida, podemos nos permitir mais de um tipo de interpretação. Mahmoud Darwish era um palestino exilado, poeta e escritor. Em sua maioria gostava de evocar a dor do deslocamento com paradoxos sutis.
Usando o conceito literal da frase e pensarmos nos pássaros como animais e o céu como nossa atmosfera visível, a resposta chega a ser ridícula, pois quando o “último céu” acabar, todo o resto acabou. Talvez eles acabem indo para o céu espiritual, ou caso este também tenha se extinguido, para o inferno. Por que não?
E a pior parte disso é que a segunda interpretação é igualmente confusa. Não há uma resposta exata para este tipo de pergunta, pois mesmo que você se coloque no lugar das pessoas, ou dos pássaros, a única coisa que consegue passar pela minha cabeça é ficar vagando em busca de um outro lugar ao qual possa se adequar e finalmente se sentir em casa.
Talvez possamos para o lado sentimental e, mesmo que não tenha sido mencionado. Contudo, resolvo por terminar do mesmo jeito que comecei.
Eis o poema de Darwish. Infelizmente não encontrei uma versão em português, aproveitem.
Here the birds’ journey ends, our journey, the journey of words,
and after us there will be a horizon for the new birds.
We are the ones who forge the sky’s copper, the sky that will carve roads
after us and make amends with our names above the distant cloud slopes.
Soon we will descend the widow’s descent in the memory fields
and raise our tent to the final winds: blow, for the poem to live, and blow
on the poem’s road. After us, the plants will grow and grow
over roads only we have walked and our obstinate steps inaugurated.
And we will etch on the final rocks, “Long live life, long live life,”
and fall into ourselves. And after us there’ll be a horizon for the new birds.(Translated, from the Arabic, by Fady Joudah.)
Leila Ice Girl
Nossa Jade, quanto tempo guria!
Uma das coisas mais dificeis na vida é encontrar o "nosso lugar" e a maior angústia é não saber para onde ir.
bjos!
Shuzy
óóÓbvio que vc faz falta, né?
Voltou bem…! Eu gostei muito dessa frase…
Acredito que o segredo é procurar sempre novos lugares.
Max Psycho
O segredo não está nos lugares pra que se voa e sim o tempo do voo, pois o melhor é o caminho, não od estino, bjus guria
claudete
Querida Jade obrigada pela visita e gentil comentário. Quanto à excelente frase creio que deva ser entendida em consonância com o contexto em que cada um se acha inserido. Eu, p.ex. vejo-me como "o pássaro" , que singrou vários "céus"…caminhos, vias percorridas na construção do próprio "céu" definitivo…Creio que os lugares "esquentados" por cada um de nós delimita a instância do nosso último vôo. Beijos e semana feliz para você.
A.S.
Gostei de te ver… 🙂
Beijos meus!
AL
Tiêgo R. Alencar
EN-FIM dando minhas (e as suas, rs) caras por aqui, Jadeeeee! Senti sua falta, guria! E voltando com um texto sensacional, adorei! Mesmo que você tenha sido direta e bastante racional, o modo como você desenvolveu seu texto a partir de um frase foi incrível. Aliás, sobre seu texto, concordo contigo. É meio complicado que alguém consiga interpretar certeiramente uma frase do tipo. Mas o que deu para entender, devido a condição que você disse que o autor dela se encontrava quando a escreveu, foi que alguém (no caso ele) que estava preso e fora libertado, mas não faz ideia de pra onde ir. Ou até tem ideia, mas tem receio de como será ao chegar neste lugar. Se todos nos víssemos como pássaros querendo conquistar o "último céu", também teríamos esse mesminho receio. Porém, aposto como quereríamos demais chegar até lá. E levando para o lado racional da frase… É complicado pensar em algo racional pra uma frase com tantas possibilidades de interpretação, né? hahaha
É isso mesmo, Jade! Faço 17 anos segunda-feira, 20, e começo a cursar Letras/Francês na Unifap (a Universidade Federal do Amapá) a partir de agosto! Super ansioso! Inclusive, boa sorte pra você esse ano tão decisivo no seu futuro, viu? Já sabe o que prestará no vestibular?
~~comentário imenso, ignore~~
Um beijo, sua linda! Amei sua volta!
Mariana
Oiii
adorei seu blog
tô seguindo…
segue???
http://meuryss.blogspot.com/
Bjim
Carlos Massari
o "palestino" na descrição faz essa frase se aplicar absurdamente a ele. mas ainda dá pra brincar com milhões de sentidos poéticos.
Inercya
Ressurgir das cinzas é sempre bom hehe acho que tô precisando. 😛
Bem, sobre o post, o que me chamou atenção, logo no começo, foi o título, obviamente. Pensei que fosse uma história e já estava pensando em comentar sobre a frase, que achei lindamente incrível.
E bem, essa é uma pergunta reflexiva. Acho que não tem resposta concreta, e sim várias e várias interprestações.
:*
Babizinha
"Para onde devem voar os pássaros após o último céu?"
Poderia refletir baseando também nos comentários, como a típica pergunta: "o que é felicidade para você?". E não consigo pensar além do que, o caminho é a felicidade e se chegou no "último céu", há a possibilidade de um recomeço?! Almejamos tanto os finais e as conclusões, mas temos receio o que isso pode representar, ou pior, se foi como o esperado.
Enfim, obrigada pela visita e pelo comentário. Adorei seu espaço! Acho que já o conhecia, mas somente de "vista" (sacumé, ler e nunca comentar rs ~que feio isso~).
Beijos, até mais, moça!
Ariana
Muito interessante esse texto flor, acho que não entendi toda a mensagem dele mas gostei bastante!
Beijos
Nina Auras
Estavas sumida, eim, garota? Mas valeu a volta, porque o post me fez pensar e repensar e ler e reler aquela frase, e muitas outras coisas vieram-me à cabeça. Ficou lindo.
Um beijo para ti!
Nayara
Tem uma tag pra você la no meu blog, passe la pra pegar – http://nayara-soares.blogspot.com/p/tag-10-coisas-que-eu-amo.html
beijos.
Stephanie Pereira
se tivessemos respostas pra todas as perguntas o mundo iria simplesmente parar…
Lu Rosário
Acredito que devem voar para onde se encontram seus desejos.
Um prazer imenso voltar aqui e me deparar com uma indagação tão intensa.
Beijos.
~*Rebeca e Jota Cê*~
Acho que haverá um outro céu, só que com outro nome.
até mais.
JC
ilustradas
talvez o inferno também seja um céu! um tipo dele!
Deyse Sales
Adorei…
As Flores e Eu
Aceitar isso nos livra de muito sofrimento.
Saudade das suas visitas.