Dizem que é muito mais fácil apontar os defeitos dos outros do que enxergar os próprios. É muito mais fácil caracterizar a personalidade de alguém que você conviveu por quinze minutos do que a sua própria, da qual você encara todos os dias.
Mas se não conseguimos enxergar nossos próprios defeitos, nem nossa própria personalidade, como saberemos quem somos? Por que somos, e para onde vamos?
“Ser ou não ser, eis a questão…”
Essa frase proferida por Shakespeare em pleno século XVI, por mais simples e diminuta que seja, nos remete a um leque de dúvidas e indagações. Sonhos, planos, amores, amizades, o que é você? Que conjunto de características, formas e cores te formam?
Como uma aquarela, não existe pessoa igual à outra. Seja por fatos gritantes como o azul no lugar do laranja, ou discretos como várias nuances de uma mesma cor.
Acredito que a personalidade e a identidade de uma pessoa venha pré-moldada desde seu nascimento, mas que seja apenas um alicerce, e que o aperfeiçoamento, tal qual a decoração, venha com a vivência.
Somos dobrados, pintados, jogados, quebrados, remendados e decorados. Somos remodelados e adaptados. Tudo isso para não fim não sabermos nem ao menos nos definir.
Conhecer a si próprio é muitas vezes mais útil do que conhecer as pessoas ao redor. E perder algumas horas pensando no que você é, e no que deseja ser não é tempo jogado fora. O autoconhecimento nunca foi perda de tempo.
Pois sabendo quem você é, você sabe o que quer. Se torna menos manipulável, e assim, mais dono da própria vida, da idependência tão sonhada.
pelo sumiço e todo o resto. Sinceramente não ando muito ligada ao blog por estar com a criatividade mais voltada para crônicas e histórias. Me senti na obrigação de postar para vocês hoje, e espero que tenha ficado bom. Ainda não retornei às mini-histórias, tão comuns na blogsfera, porque estou vestibulando e tudo de pequeno que tento escrever se torna um texto dissertativo. Me dêem um pouco de tempo que logo as coisas voltam ao normal. rs
Max Psycho
Só pra constar, eu tava te seguindo no twitter como não fui correspondido, parei de seguir
Inercya
"Conhecer a si próprio é muitas vezes mais útil do que conhecer as pessoas ao redor." – É, nunca pensei seriamente nisso, mas é verdade…
Muito bom teu texto, Jade. Não deixe de escrever!
ah, sobre selinhos, eu não tenho muita paciencia, mas gosto quando ganho. sei lá, acho que é uma obrigação a gente postá-los quando nos indicam. por isso faço tudo de vez. 😉
;*
Evelyne Lucena
Jade, tem 2 selos pra você lá no blog *-*
http://evelynesefarad.blogspot.com/p/selos.html
Aline Neves
Incrivel o texto. Realmente temos que nos conhecer por completo. É bem isso mesmo. Se você se conhece vive menos perdido.
Isabela C. Santos
Gosto de me autoavaliar, me vigiar para mudar quando for preciso e descobrir coisas boas sobre mim mesma.
Beijos Jade!
Nina Vieira
Eu sempre tive mutos principios nessa vida. Acho que isso me caracteriza deveras. Sempre fui mais porra-loca do que conselheira. E, ainda bem, nao aponto os defeitos das pessoas, quem sou eu para julgá-las.
Beijao.
Nayara
Tem selo pra você lá no meu blog, passa lá pra pegar.
http://nayara-soares.blogspot.com/2011/02/lua-e-as-estrelas.html
★★ GIZA ★★
oi.
passando para avisar que meu blog death angel vai ser excluido. me segue no meu outro blog, o amor imortal.assim poderemos manter o contato.
beijos
Tainã Almeida
Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da adolescência. Mais o que o adolescente pensa disso?
Visita meu blog?
http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/
Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz mesmo. Desde já obrigada , beijos e uma ótima semana.
Anônimo
I pаy а visit еach day ѕome wеb ρages and infοrmation sitеs to гead articles,
except this wеb ѕіte offers feаtuгe based
content.
My webpagе … Payday Loans