Quando se pensa nos anos 60, é automática a associação com jovens fazendo passeatas, lutando por seus direitos, fazendo músicas com conteúdo suficiente para que seus autores fossem exilados do país. Mas e hoje, o que somos? O que fazemos? Qual é a nossa voz?
Ninguém mais luta por nada, ninguém se preocupa com o que acontece na política, com quem precisa. Na verdade, desde que não interfira no seu mundinho perfeito, que se dane o resto. Somos todos jovens alienados, sem voz, não temos uma identidade, não temos um ideal.
Hoje a moda é colorida, ter um twitter, celular de ultima geração, um Ipod para escutar músicas que só sabem falar de dor de corno, de amores. Amanhã, dependendo do que a televisão pregar, a moda dará uma reviravolta e todos irão correndo se “atualizar”. Atualização essa que está mais para atraso.
Ninguém se preocupa mais com o que é bom, o que combina com você, ninguém quer ser um excluído. Todos querem fazer parte do clubinho da pizza na sexta-feira. No que o jovem do século XXI está se transformando? Não era para estarmos evoluindo? Que geração é essa que não tem um nome, uma voz, um grito?
Mostre o seu poder se tiver algum, seja você, seja excluído e se orgulhe disso! Antes isso do que fazer parte dessa geração lobotomizada, de gente que não sabe o que quer, que não tem vontades próprias e nem algo com que se preocupar que, de fato, valha à pena.
Significado de Lobotomizada: No contexto real da palavra é uma cirurgia para “curar doentes mentais”, mas figurativamente designa uma pessoa doente mental, ou ainda alguém alienado a tudo que acontece à sua volta.
Texto para o Blorkutando, com o tema “Geração sem nome”. É complicado para mim falar sobre isso, é algo visível e deprimente. Espero que tenha ficado bom, não ando satisfeira com meus textos.
Talita
meus deus, você disse tudo, meu pai sempre fala que os jovens de hoje não lutam por nada, não ligam pra nada, assistem tudo que acontece no mundo e não estão nem ai.
Italo Stauffenberg
LOBOTOMIZADA, pq?
Não entendi o uso da palavras. Desculpe minha ignorância. Sim, este texto está super legal. Parabéns. Escrevi sobre essa pauta tbm sorte para nós!
Obrigado pelos elogios e volte sempre! Um grande abraço!
Por que você faz poema?
Parece que hoje lugar de manifestação é em comunidades virtuais.
Leila Ice Girl
OI, bom gostei bastante do seu texto, infelizmente sim, vivemos num mundo cheio de maria-vai-com-as-outras, mas eu ainda acredito no ser humano. valeu por visitar meu blog, volte sempre.
beijos
S.S. Brunna
Tentei utilizar com clareza cada ponto em meu texto, mas acho que me confundi um pouco durante, rs. Mas o seu foi bem direto e verdadeiro. Disse a verdade nua e crua. Concordo com você, Jade.
Estou seguindo também! (:
isabella M.
isso anda me incomodando á tempos. Estava falando com uma colega, o que marcou cada geração. Nossos pais, ídolos, e avôs lutaram, amaram.. tiveram um ideal. As músicas eram todas subentendidas, por causa da censura. Agora temos liberdade. Não lutamos por nada, geração que não tem voz própria. Eu acho isso.. um desperdicio. Juro.
Bruna Rodrigues
Concordo inteiramente com esse post. Acho que os jovens, especialmente os tweens estão ficando cada vez mais sem personalidade. São poucos os que se envolvem em projetos bacanas, em coisas de conteúdo, coisas que realmente acrescentem algo a sua vida. É incrível a total despreocupação que muitos deles revelam em relação ao futuro.
Tiêgo
Arrasou, Jade! Muito bom o texto, eu gostei! A segunda parte do texto ficou excepcionalmente bem contruída, se bem que nossa geração decidamente vive em função da tecnologia. Foi sobre isso que falei no meu blog, passa lá depois!
Beeeijo, feliz por você ter voltado logo! *-*
ღMily ღ
Amiga Jade vim retribuir a visitinha e desejar umfim de semana maravilhoso,repleto de alegria.beijao
Marcos Almeida
Foi absurdamente clara e realista seu texto merece vencer essa pauta do blorkutando amei seu modo de se expressar em poucas palavras resumiste tudo que eu quis dizer no meu post parabéns mesmo!
Abraços do menino em fragmentos.
roberta lopes
somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, nós somos o futuro na NAÇÃO !.. dizia renato russo. Mas definitivamente não vejo nada que enquadre a esse trecho de geração coca cola nos dias de hoje. A moçada só quer saber de musica e internet; não tão nem ai. e isso é triste e revoltante ! concordo com tudo que voce diz no seu texto. de vez em quando acho q sou uma estranha nesse mundo, por ter pensamentos e atitudes tão diferentes da maioria das pessoas. Não gosto dessas bandinhas podres que estao aparecendo por ai, não gostoo desse tal de estilo colorido, justin bieber e tudo mais. O mundo ta perdido desse jeito.. v.v
Rívia Petermann
Uau,há quanto tempo eu não lia algo como um grito idealista tão bom.De fato,mesmo presenciando essa estranha geração lobotomizada(aliás,ótima expressão)não entendo mesmo tendo usado todos meus disperates cerebrais,essa sordidez de alienação.E isso tem ns consumido-nada disso faz sentido!
O jeito mesmo é ser diferente,e não se importar com o valor ainda não atribuído aos jovens que fazem e discutam por causas,que se diferenciem…E entra outros quesitos,claro,modinha,aceitação passive de opiniões impostas,sentimentalismo exarcebado sem causa ou lirismo algum…E não é tão perceptível,e parece quase irreversível.
E,comlementendo Renato Russo já citado anteriormente :"depois de vinte anos na escola,não é difícil aprender tods as manhas do jogo sujo,não é assim que tem que ser,vamos fazer nosso dever de casa e aí então vcs vão ver…"
Supor post!Seguindo!
Daniela
ADOREI! Que saudade daqui ú.ú
É verdade o que vc disse. Ainda bem que eu ainda procuro músicas que não falem apenas de amor ..
Precisamos ser mais críticos, exigentes!
Beijos
onourcloset
eu sinceramente acho que essa é uma das gerações mais alienadas dos últimos tempos..
se você gosta de porcarias e é superficial você é aceito.. mas, se você é inteligente, englobado, preocupado com a sociedade em que vive, e defensor da sua opinião, você é um excluído!
Beijoooos jade *-*
adorei o seu texto e a sua opinião sobre isso.
seu blog parece ótimo.
estarei sempre por aqui…
gabi 🙂
do closet!
~*Rebeca e Jota Cê*~
O que ocorre é que ninguém mais acredita que vale a pena se comprometer com os poucos que ainda tentam gritar. Todo mundo aqui deus os parabéns, mas certamente a maioria só pensa nisso quando lê algum texto sobre, e se revolta por 2 minutos. Essa transição em que estamos inseridos nos deixa anestesiados e de boca aberta, ninguém quer levantar do sofá mesmo.
até mais.
Jota Cê
Carolda
Seguir modinhas nunca foi o meu forte. Lá no início da minha adolescência eu tentava alguma coisa desse tipo, mas logo me cansava. Sempre fui de fazer e gostar do que me agradasse.
Também acho que precisamos de uma juventude que lute mais por suas opiniões. Urgente.
Um beijo
Marcos Almeida
Querida obrigado pelo apoio e carinho
O texto está maravilhoso e tem um selo pra ti no meu blog!
http://vida-media.blogspot.com/2010/08/nove-andancas.html
Karine Lima
Adorei o blog, estou seguindo
segue o meu tbm? *-*
http://livreelouca.blogspot.com/
beijoos
Yuri
Hoje………………………………………………………………………………………………….(???)
Nietzche, tinha uns pensamentos que se formos aplicar ao hoje, cai direitinho, desses comportamentos que vemos. Esses dias eu li, nao me recordo onde.
O que voce escreveu é bem verdade. Tem no maximo meia duzia indo pra rua fazer uma manifestaçao (de forma limpa), enquanto os outros nao estao "nem ai pra hora do Brasil". Parece que o espirito de coletividade morreu.
Mal se olham pela primeira vez e ficam imaginando como o outro (nao) é. Dai ja nasce uma inimizade e quer mais que o outro se dane. Ai sobra pra esse e o outro dejesa em dobro…!
As coisas estao todas na mao, ninguem se importa. A hora que a "agua bate na bunda", ai corre em busca dos direitos.
Vide aquela manifestaçao dos "royalties do petroleo", na hora que disseram que ia ser dividido com os outros estados, ai correram no seco, fazendo manifestaçao… porque o $$$ ia diminuir…
Politicos roubam e vao la…. uns 'gatos pingados' 'lutarem' pelos direitos do pais…
…
…
Bem, aproveitando… Obrigado pelo comentario no meu blog…! 🙂
Até mais 🙂
Isabela C. Santos
Triste é ver que parte dos jovens não têm personalidade, vivem aquela moda até que mídia os mostre outra, aceitam usar roupas e acessórios que até então julgavam ridículo, cafona, FORA DE MODA, apenas porque alguém quis ser diferente e se vestir daquela maneira e acabou fazendo sucesso.
Existem muito mais pessoas se preocupando em encontrar uma calça colorida do que lutar por seus direitos.
Ficar apenas em redes sociais quando se está no computador, isto é, porque parte destas pessoas não saem da frente do computador, acaba fazendo com que a pessoa viva num mundo isolado, onde não existem problemas, apenas amigos para conversar e "zoar no msn", ou… chingar muito no Twitter. Um mundo onde as ameaças são fakes, fotos que não deveriam ser postadas e hackers.
Beijos Jade!
P.S.: Fiquei super contente com sua visita! Estarei por aqui sempre *-*