O mundo virtual é como a nossa segunda casa. Fazemos amigos, conhecemos pessoas que consideramos da família e, infelizmente, também somos obrigados a suportar os sem-noção.
É spam para cá, xingamento para lá, coisas obscenas acolá e mais umas tantas outras que se eu fosse falar acabaria com o limite de caracteres do blogger mesmo que ele passe de um milhão. Não dá para deixar passar despercebido, alguns são caso de polícia, e grave! É ética, é educação, temos de respeitar.
Afinal, tá ai uma coisa interessante. O xis da questão certamente é o respeito e, se observarmos, são as mesmas pessoas criminosas, obscenas e sem limites da vida não-cibernética que o faz no meio online. Não há ser nesse mundo que não ouviu a mãe falar, ao menos uma vez “coma de boca fechada, para não fazer isso na rua!”, pois se você não o faz dentro de casa, não há de ser fora dela que o fará.
Para se viver no mundo virtual, não precisa de um código penal nem de uma infinita lista de regras, deveres e leis. A pessoa apenas sabendo respeitar, entendendo que a sua liberdade começa quando a do outro acaba, não haverá motivos para termos desavenças nem nada parecido. Claro que, como nada é perfeito, esses sem educação vão continuar por aqui, nossos e-mails cheios de spams, nossas fotos do orkut hackeadas; e infelizmente nada podemos fazer senão apelarmos para a justiça. Mas ah se o ser humano tivesse um senso de educação mais desenvolvido, que mundo perfeito seria!
Pauta para o Blorkutando.
Gabi Petrucci
Bom senso?
Desde que o mundo é mundo isso está em falta! Fato.
Mônica
Por isso mesmo existem as leis e normas sociais e ainda assim não são suficientes… é um problema de consciência mesmo, não adianta.
Bjs
Cristin
Um mundo melhor, só está nos nossos sonhos…
É daquí pra pior….é fatoO!
Temos é que ter consciência de quem somos e não nos corromper!
bj
Tiêgo
Arrasou, Jade! O bom senso que falta pras pessoas na internet está mais difícil do que nunca de ser encontrado. Pena.
Beijos ;*
Luh*
Acredito que o que falta além de respeito é o saber usar as ferramentas da Internet! as pessoas não sabem lidar com isso!
beijos
Erica Ferro
As pessoas andam mais ofensivas do que nunca. :S
Adorei o texto.
Beijo.
Daninha
Por elas estarem pelo computador e como ninguem as está vendo elas fazem o que bem querem e se esquecem que no mundo virtual tbm devem ter respeito!
Beijos Jade
- gabs,
Às vezes me sinto apenas mais uma por aqui, outrora até mesmo outra pessoa. Sei lá, passo mais de duas horas aqui, passo a me tornar um número matemático usado para uma programação de rede de computadores. Sei lá, isso é tão confuso, viciante. Sei lá, e sei lá…
OIAUEOIUOIAUOIEA
Bom carnaval flor.
Boa sorte no Blorkutando UIPI!
Beijaaao
Isabela Costa Santos
Concordo com você, o maior problema é a falta de respeito!
Beeijos!
Debbys
com certeza…. nossa, ainda bem q nunca pssei por nada grave, mas vejo os casos e fico de boca aberta… é muito triste, né??
ótimo texto!
bjss
Kelly Siqueira
Sabe, na verdade eu acho que existe ainda tanta 'sacanagem' e tanto desrespeito na internet por muitas vezes isso acabar em nada.. As pessoas simplesmente fazem que fazem, muitos nao denunciam e o infeliz que nao teve a devida educação acaba saindo impune..
Muitos hoje em dia tão achando que a internet virou um lugar onde voce pode falar e fazer o que quiser sem se importar com quem vê ou o que isso pode causar.. é o cúmulo..
Bom, vi teu link no blog do Rafa e vim conferir, adorei aqui, parabens pela criatividade! ^^
Crispi.
Virtualmente é ainda pior, pois tem o anonimato, a falsa realidade de ser que não é.
Educação On line sim, por favor!
priscila
gostaria de trocar link com o bygarotas.blogspot.com ?
Mariii
Nossa, seria até perfeito demais não?
Mas, realmente, a questão é essa: respeito.
Sempre foi.
=D
Jamylle Carvalho
Concordo totalmente com você. Respeito é o ponto chave.
(:
rezitcha's ;)
falta de bom senso tbm…
e esse mundo não tem mais jeito, infelizmente 🙁
Bruna Rodrigues
Acredito mesmo que a educação é a base de tudo, e esse lance de inclusão digital eu acho super válido, mas com ela vem junto as pessoas mal educadas, sem noção e talz. Assim como no mundo real, temos que lidar com essas pessoas não muito sensatas.
Ang
Voce esta coberta de razão!
Tem muita gnt por ai sem noção que não sabe fazer bom uso de uso coisa tão boa.
O negocio é se alertar e procurar se afastar deles!
Pedro Thiago
Nossa fazia tanto tempo que eu não vinha aqui, parecem séculos, mas mesmo assim quando venho encontro textos como esse, super legais. Educação, é o que falta no mundo todo, e no mundo virtual mais ainda, como você disse, não da para listar… enfim, gosto daqui. Beijos(tem link para ser perceiro do blog?)
Juju
A educação e o respeito vem de casa, da família; se nesses ambientes essas coisas que são essenciais para a harmonia na sociedade não estiverem presentes, na vida do índividuo também não estarão.
Saudades daqui!!!
Beijujubas
Sofia
Concordo com o seu último parágrafo. Os maus educados sempre vão existir. Mas não custa nada tentar mudar isso né?
Sofia
Tudo Girl!
nossa, q saco isso né?
é virus, é hacker, é spam… ODEIO isso.
to seguindo, segue tbm? *-*
http://tudogirl-byamanda.blogspot.com/
bjs :*
Sofia
Jade, te linkei lá no Pirulito, se tiver algo contra se manivesta lá!
ps. Eu ia te avisar pelo msn, maas você saiu :/
beijos
Sofia
. débora
ei, quanto tempo…
a falta de bom senso e educação é geral, e em 'todos' os lugares, mas acho boa a iniciativa de tentar mudar isso!
Gabriela
A internet virou mais um lugar onde as pessoas liberam o que tem de mais avesso. Falta respeito e bom-senso, como o muito que sempre faltou. :/
Gostei do texto! Beeijos.
mila.
Elas acham que por não estar cara a cara com os outros podem falar o que bem entender. Bom senso é o que falta em muitas pessoas. Beijos!
Ganso Carioca
oiee!!! gostei muito do seu blog…muito divertido e interessante.
vou fazer mais visitas!!!
sou novo aki, eu sou o Ganso.
Prazer. Bju.